Águas Negras

Briallen seguiu pelo caminho do bosque, lanterna na mão, até que as árvores deram lugar às margens da lagoa junto a casa da irmandade das Chwiorydd Cyfnos. A velha mansão parecia deserta sob o luar; nenhuma luz se via, nenhum ruído se ouvia. Briallen parou no gramado, junto às águas tranquilas que fremiam sob a brisa da noite. A lagoa era negra, com brilhos de prata onde a lua se refletia nas ondulações.

- Heulwen - chamou Briallen baixinho.

A lagoa ganhou vida, as águas agitando-se e revelando que na verdade, o negror provinha de uma vasta cabeleira espalhada por toda a superfície do corpo d'água. E abaixo da cabeleira, uma cabeça e ombros, brancos como a lua, assomou entre os nenúfares, próximo da margem onde estava Briallen.

- Então, você realmente veio - disse a figura espectral.

Briallen apagou a lanterna e sentou-se no gramado, pernas cruzadas.

- Na primeira lua cheia. Aqui estou eu - declarou.

- E você trouxe? - Questionou Heulwen, a cabeleira negra cobrindo toda a superfície da lagoa.

Briallen retirou uma concha do mar dum bolso da saia, e atirou para Heulwen, que a apanhou no ar, estendendo um braço branco e longilíneo.

- Acredita que isso pode ajudar?

Heulwen encostou a concha no ouvido, e fez um gesto afirmativo.

- Posso ouvir agora!

- Mas o mar ainda está muito longe - ponderou Briallen, cruzando os braços para se proteger do frio da noite.

- Você conhece a piscina do ginásio de esportes? - Indagou Heulwen.

- Sim.

- Em noites de lua e neblina, o fundo da piscina se abre para o Mar Antigo.

E baixando o braço para as águas escuras:

- Da próxima vez em que isso acontecer, a concha vai me levar de volta para ele...

Só então Briallen percebeu que o tempo que tinha para conviver com Heulwen era curto.

- Não iremos mais nos ver? - Questionou.

- Estarei aqui, - assegurou Heulwen - sempre que a lua e a neblina se encontrarem, e as águas desta lagoa estiverem negras. Mas antes do raiar do dia, devo voltar pelo mesmo caminho ao Mar Antigo; você me libertou, mas minha dívida para com você permanece.

- É mais do que pela dívida - admitiu Briallen. - Você é minha amiga.

- Por isso eu voltarei - prometeu Heulwen.

E se a água não estivesse tão fria, Briallen teria mergulhado, para nadar entre os cabelos flutuantes da pálida moradora da lagoa.

- [28-08-2021]