A LAGARTIXA E A FORMIGA

De repente, na parede do quarto dos meus filhos, vejo uma lagartixa perseguindo uma formiga. Uma, duas, três tentativas. O engraçado é que a lagartixa não consuma o ato de devorar a formiga, porque em todas as tentativas, a formiga para para enfrentá-la, não querendo de maneira alguma transformar-se em alimento. Muitas outras tentativas foram feitas seguidamente pela lagartixa para atingir o seu objetivo, porém a formiga sempre enfrentava o inimigo, que finalmente desistiu.

Eu como um privilegiado, assistia a tudo e, aprendia muito ao mesmo tempo. Vi com tristeza naquela lagartixa, o poder opressor que a tudo quer devorar através de imposições sempre injustas, passando por cima de tudo e de todos. Vi porém com alegria naquela formiga, o poder de resistência que pode ser desenvolvido por qualquer ser humano para vencer as adversidades. A lição que fica aqui é, que por maior que seja o inimigo, ele também poderá ser vencido ou pelo menos desistir de vencer-nos, ao ver a nossa insistência em nos transformarmos em gigantes, enfrentando-o.

A tarefa de qualquer opositor em derrotar-nos se torna muito mais dificil, ou até mesmo impossivel, diante da nossa disposição em enfrentá-lo.

Obrigado Dona Lagartixa! Obrigado Dona Formiga! Pela lição de vida aprendida na parede do quarto dos meus filhos, lá em casa.

Antonio Alves
Enviado por Antonio Alves em 18/02/2011
Reeditado em 05/07/2011
Código do texto: T2799660
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.