A abelhinha triste e um final feliz

Na cidade de Mel Landia todas as abelhinhas viviam felizes e barulhentas pois não faltava trabalho para ninguém.

Um dia a abelha rainha Lady Honey resolveu dar uma ordem diferente ás suas operárias.

Como todas abelhas são obedientes e servis ninguém questionou nada.

Porém havia uma abelha muito quietinha e tristonha que não quis obedecer as ordens de Lady Honey.

Ela colhia o mel das colmeias mas sempre em silêncio e isso incomodava Lady Honey.

Mister Zangão, marido de Lady Honey, só observava e nada zumbia.

E o tempo foi passando e ambos perceberam que algo estava fora do controle.

Chamaram a abelha quietinha para visitar a colmeia real.

A abelhinha tremia as asinhas de medo, pois sabia que poderia ser responsabilizada pela confusão causada.

Lady Honey disse á ela:

- Abelha por que não zumbes enquanto colhe o mel?

E a abelhinha mal levantara os olhinhos de tanto pavor.

Lady Honey repete a pergunta mas a abelhinha está tão assustada que não consegue zumbir.

Mister Zangão resolveu interferir no diálogo.

- Abelhinha triste, o que está acontecendo?

E a abelhinha triste toma coragem e diz:

- Mister Zangão, não posso seguir as ordens dos senhores.

Lady Honey fica muito brava e diz:

- Como ousas fazer isso, ó abelha rebelde?

- Desculpe-me Lady Honey, é que estou muito triste e não consigo zumbir.

- E por que estás triste abelha rebelde?

E a abelhinha chorando diz:

- Estão acabando com as abelhas no mundo!

- Como assim? - indaga Lady Honey.

- Em vários lugares do mundo já não existem mais abelhinhas, Lady Honey.

Mister Zangão intervém:

- Abelhinha triste foi bom você ter nos avisado.

Lady Honey diz:

- Mais um motivo para você trabalhar.

A abelhinha triste ainda de asinhas baixas e quase sem força diz:

- Se não fizermos algo, todos os seres de nosso planeta morrerão.

Lady Honey resolve fazer uma reunião urgente com os sábios da colmeia e diz:

- A abelhinha triste, acalme-se que nós vamos resolver isso.

Mister Zangão diz:

- Obrigada por nos avisar.Agora pode voltar ao trabalho.

Lady Honey e Mister Zangão convocaram a corte dos sábios da colmeia e iniciaram o assunto:

- Senhores, precisamos tomar medidas rápidas pois algo grave está acontecendo.

Os sábios-abelhas estão em silêncio e um deles levanta uma das patinhas e indaga:

- Lady Honey, nossa amada Rainha, isso é preocupante e precisamos correr contra o tempo.

Lady Honey abana as anteninhas em sinal afirmativo.

- Lady Honey, nossa amada Rainha o que faremos? - pergunta o outro sábio.

Mister Zangão intervém:

- Caros sábios, precisamos avisar á humanidade que se algo não for feito rápido, todo ecossistema perecerá e consequentemente morreremos por falta de alimentos.

Um sábio diz:

- Tenho uma ideia. Vamos espalhar pelo mundo afora a notícia.

Os outros sábios presente acionaram com as antenas em concordância.

Lady Honey diz:

- Decisão tomada. Agora vamos trabalhar.

E cada um dos sábios foi á uma colmeia distante para avisar e em uma semana, todas as abelhas do planeta já sabiam de sua importância e responsabilidade.

A abelhinha triste agora começou a zumbir pois sabia que de alguma forma havia ajudado.

Novamente foi convocada a visitar Lady Honey e Mister Zangão.

Assustada foi e só que desta vez foi diferente.

- Trabalhadora abelhinha triste, compareça aqui no fim da tarde e terás uma surpresa.

- Sim, Lady Honey.

A abellhinha foi embora após a ordem real e sem entender nada.

Quando eram 18:00 horas Lady Honey convocou todas as operárias, os sábios e disse:

- Caros amigos, aqui os convoquei para avisar que nossa querida abelhinha triste ganhará o troféu abelha ecológica do ano.

Nenhuma abelha entendeu nada.

Então Lady Honey continua:

- Esse troféu é para aquelas abelhas que se destacam no cumprimento de suas tarefas e vão além.

De repente um zum-zum-zum e uma abelha diz:

- Com todo respeito Lady Honey, mas por que ela e não nós?

Lady Honey sem se abalar diz:

- Todas vocês são importantes, mas a abelhinha triste foi a única que enfrentou seu medo e teve a coragem de dizer o que está acontecendo no mundo.

E continua:

- Graças á ela, o ecossistema não acabará pois sua mensagem foi levada ao ser humano.

E todas abelhas batem as patinhas aplaudindo com gratidão, pelo gesto da abelhinha triste.

Mister Zangão chama a abelhinha triste e diz:

- Venha receber seu prêmio, nobre abelha.

E a abelhinha zumbindo muito feliz vai recebê-lo.

O prêmio é um colar dourado com imagens de abelhinhas escrito: Abelha ecológica de 2012.

- Agora você é nossa relações públicas com o mundo exterior. - diz Lady Honey

E a abelhinha chora de alegria.

De agora em diante, cada abelha independente de fazer mel, terá também outras funções.

Mas não esqueçam todas são importantes para o equilíbrio da natureza e o planeta.

E por fim como já era noite, Lady Honey, Mister Zangão fizeram uma doce festa e todos zumbiram alegremente na colmeia mais feliz do mundo.

Kunti

Site para maiores informações sobre o sumiço das abelhas que inspirou a escrita deste conto:

www.odiarioverde.com.br

Conto integrante do livro Jardim das poesias e contos infantis, publicado pela editora mago de Oz de Portugal em 2016

Kunti
Enviado por Kunti em 10/10/2012
Reeditado em 25/02/2022
Código do texto: T3925202
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.