Prisão de bolinhas

Descobri que vivo em uma prisão de Bolinhas. E foi de repente. Estava feliz a brincar com estas bolinhas coloridas, quando percebi que isto é uma prisão. Quando se é criança a gente aceita que façam com a gente quase qualquer coisa. Então, aqui com meus pequenos botões, resolvi saber para que serve mesmo está Prisão de Bolinhas, a que em todas as ocasiões infantis sou submetida – e me divirto com as cores diversas. Tentei descobrir a origem desta tortura e não consegui nada, mas acredito que foi algum adulto malvado, que estava desesperado com as traquinagens infantis e colocou bolinhas coloridas dentro de uma cela qualquer, para ter mais tempo para conversar com outros adultos bobocas como ele. Enquanto isto uma criancinha travessa como eu, foi aprisionada em espaço minúsculo e ficou encantada com todas as cores que ali encontrou. Criança é boba mesmo, aceita tudo e ainda sorri. Que raiva destas bolinhas imbecis!

(Brincadeira com Parágrafo Padrão)

Tópico Frasal: Descobri que vivo em uma prisão de Bolinhas. E foi de repente. Estava feliz a brincar com estas bolinhas coloridas, quando percebi que isto é uma prisão.

Delimitação do assunto: Quando se é criança a gente aceita que façam com a gente quase qualquer coisa.

Fixação do objetivo: Então, aqui com meus pequenos botões resolvi saber para que serve mesmo está Prisão de Bolinhas que em todas as ocasiões infantis sou submetida – e me divirto com as cores diversas.

Desdobramento: Tentei descobrir a origem desta tortura e não consegui nada, mas acredito que foi algum adulto malvado, que estava desesperado com as traquinagens infantis e colocou bolinhas coloridas dentro de uma cela qualquer, para ter mais tempo para conversar com outros adultos bobocas como ele. Enquanto isto uma criancinha travessa como eu foi aprisionada em espaço minúsculo e ficou encantado com todas as cores que ali encontrou.

Conclusão: Criança é boba mesmo, aceita tudo e ainda sorri. Que raiva destas bolinhas imbecis!

(Incrível como acabamos culpando o ponto errado quanto aos nossos problemas. No texto acima, uma brincadeira, como disse antes, mas que me valerá nota, ao concluir, a pretensa criança - ou eu poético como diria o Professor de Teoria Literária - culpa as bolinhas e não quem a coloca no cercadinho com as bolinhas coloridas. Ao escrever, imaginei a criança a menosprezar as bolinhas, mas mesmo assim, jogar-se entre elas, entregue as diversas cores que via à sua frente.

Como nós mesmo fazemos quando reconhecemos um erro qualquer de nossos governantes, mas não passamos da revolta inicial e nos embrenhamos em nosso viver desligado novamente.)

Elisabeth Lorena Alves
Enviado por Elisabeth Lorena Alves em 07/09/2013
Reeditado em 06/03/2016
Código do texto: T4471206
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.