Contos de Joaninha

Contos de Joaninha (trecho de conto infantil)

... as primas conversavam animadamente sobre as baladas que frequentavam. Foi quando Fran, a mais velha, comentou que o Tony era bom de pegada. A menininha, que escutava tudo atentamente e sem ser notada, ficou com aquelas palavrinhas na cabeça. Afinal, o que dignificavam todas aquelas coisas: balada, ficar, pegada... tudo era um mistério para sua doce inocência.

A festa do pijama prosseguiu e Joaninha foi vencida pelo sono. Era difícil ser a "café com leite" da turma. Seus 6 aninhos contrastavam com os 12, 14, 15 e 16 das primas. O pior era quando as primas inventavam contos macabros para assustar a "mascote". Só que, naquela noite, Fran queria mesmo era falar da balada e do rapaz com quem ficou, assunto típico da idade.

No outro dia, Ana, mãe de Joana, perguntou como foi a festinha. A filha respondeu que não foi assustadora, pois ninguém contou histórias de terror. Ressaltou que o lanche tinha ficado delicioso e que nem havia sobrado. Como sempre, implorou para que a mãe a deixasse participar da próxima festa do pijama na casa da prima.

Ana analisou o pedido. Ela não gostava que sua filha ficasse de conversinha com as primas adolescentes, uma vez que temia abordar temas delicados e impróprios para a idade da menina.

"- Diga, filha, qual foi mesmo o assunto dessa vez? Ouvi muitas risadas no quarto do lado. Não sei como você conseguiu dormir".

"- Simples, mãe. Foi só fechar os olhos. A barriga cheia também ajudou. Mãe, a conversa das meninas foi estranha, sabe. Eu queria até perguntar o que é balada, o que é ficar e o que é pegada. Você sabe o que quer dizer?

A mãe, prontamente, respondeu:

" -Filha, balada é uma festa um tanto engraçada. Todo mundo tem que levar balas de vários sabores para a festa e, num certo momento, começar uma guerra de balas, que leva o nome de balada. Mas nāo basta apenas jogar a bala nos oponentes, tem que fazer isso dançando. As pessoas dizem que vão para a balada dançar, mas vão mesmo é atirar doces umas nas outras. Já a palavra "ficar" se trata de uma brincadeira em que uma pessoa tem que ficar imóvel por um bom tempo. Mas ela deve escolher uma outra pessoa para também entrar na brincadeira e ver quem consegue permanecer mais tempo na mesma posição. Quanto ao termo "pegada", tem a ver com a palavra pé e signica a marca que o nosso pé deixa nos lugares onde pisamos. Ser bom ou boa de pegada é deixar marcas bem visíveis por onde passamos. Entendeu tudo direitinho, filha?"

" -Isso é bem engraçado, né, mãe! Quando eu for numa balada, acho que vou me divertir".

Ana deu um grande suspiro e pensou consigo mesma: "Mas o que foi que eu fiz!? "

(Continua)

MCSCP

Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP)
Enviado por Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP) em 31/07/2016
Código do texto: T5714319
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.