PÉ DE MOCHOQUEIRO

Restinga de mato nas barrancas do riacho de águas cristalinas na fronteira do sítio.

Tardes frias de inverno, eu menino peralta, andava por baixo daquela mata ciliar.

O alarido pelo meio da capoeira ciliar era inconfundível.

Uma mistura de conversa das águas com os pássaros da restinga.

As águas desciam pelas minúsculas quedas d’água e seguiam o percurso na direção do rio maior.

Eu passeava pelas sombras geladas, chão limpinho da restinga, todo pisado pelo gado.

Somente um tronco me chamava à atenção.

O pé do mochoqueiro, uma árvore gigante diante das outras da restinga onde eu andava.

Suas flores vermelhas pareciam patinhos pendurados, como eu gostava de coleciona-las.

Formigas enormes viviam caçando fundos nas raízes sobressalentes da velha árvore.

Mas era sempre perigoso ficar passeando ao lado do seu tronco, pois era espinhoso e pareciam mais as mamas de porcas prestes a parir.

Quando despercebidamente eu pisava sobre um deles, no mínimo andava mancando uma semana.

Por segundos me veio à mente o pé de mochoqueiro!

Tão bonito que ele era!

Abria seus patinhos em todas as estações, principalmente na estação da primavera!

Árvore de mochoqueiro!

Que saudade!

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 26/06/2017
Código do texto: T6038001
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.