OS BICHOS E OS HOMENS

Cansados de tantas atrocidades perpetradas pelos homens, os bichos resolveram colocar um ponto final àquela situação que os afligia e os desagradava. Para os bichos, era chegado o momento para decretarem aos homens a preservação dos Parques Nacionais e o fim à caça furtiva. Assim, reuniram-se para elaborarem uma estratégia que pudesse persuadir os homens.

-Senhoras e senhores o dia de hoje é tão importante para as nossas vidas -bichos e homens. Temos que encontrar soluções convincentes para acabarmos com esse atrevimento dos homens. - Era a bela Zebra, que dava o pontapé de saída ao encontro, cujas intervenções eram abertas.

-Arrogância ilustre Zebra! Arrogância! – Reparou a esguia Girafa.

-Amiga, você acertou no vocábulo para qualificar esses malfeitores. Pois bem, enfrentaremos a arrogância com inteligência. – Sentenciou o atlético Leão. - E a inteligência passa essencialmente pelo diálogo.

Depois de longo debate e partilhando o pensamento do Leão, os bichos convocaram os homens para um encontro de concertação no sentido de solucionarem a divergência que os separava.

Os bichos apresentaram a sua proposta:

- Solicitamos a preservação dos Parques Nacionais e o fim à caça furtiva, que nos tem incomodado e exterminado inadvertidamente. Precisamos caminhar juntos e sem rivalidade. Somente juntando esforços poderemos garantir que as espécies da nossa fauna continuem a existir. Agora e no futuro, para a manutenção do equilíbrio na natureza.

E os homens não desiludiram. Antes pelo contrário. Depois de refugiarem-se num canto da sala para ajustarem as ideias, aceitaram, sem reticências, a proposta apresentada pelos bichos:

-Que assim seja! – Disseram os homens.

A partir daquele instante, os homens e os bichos passaram a coabitar em prol de um objectivo comum: conservação e preservação da natureza.

E mais uma vez ficou demonstrado, que o diálogo é a base para unir indivíduos desavindos.

António MBridge
Enviado por António MBridge em 20/07/2017
Código do texto: T6059808
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.