O FOLCLORE E SEUS PERSONAGENS

Tudo começa na Escola Municipal Padre Palmeira I. Em meio de uma discussão entre Lara e Lucimária:

– Lara, você pode parar! Eu que vou ser o Boitatá! – Exclamou Lucimária – Claro que a professora Rose vai me escolher!

– Mentira Lucimária a professora Rose vai escolher a mim para ser o Boitatá! – Replicou Lara.

– Meninas, parem de discordâncias! Todos vão participar da peça e as duas farão o Boitatá! – Interrompeu a professora Rose – Uma conta à história e a outra imita o Boitatá.

A professora explicou:

– Crianças, há muitos papeis e todos eles são importantes, tem vários personagens do folclore brasileiro: a mula sem cabeça, o Saci-Pererê, o Boitatá, o Boto cor-de-rosa, o Lobisomem e até o Neguinho do Pastoreio.

O dia da peça chegou e todos estavam animados, principalmente a professora.

Primeiro Yvo começou contando a história do curupira que a professora anunciou:

– “A história do curupira”

_ O folclore brasileiro é rico em personagens lendários e o curupira é um dos principais. De acordo com a lenda contada principalmente no interior do Brasil, o curupira habita as matas brasileiras. De estatura baixa, possui cabelos avermelhados (cor de fogo) e seus pés são voltados para trás. – Ivo ressalvou.

Todos aplaudem muito felizes e a professora Rose diz:

– Muito bem! E agora Matheus com a lenda do Lobisomem.

– De acordo com a lenda, um homem foi mordido pelo um lobo em noite de lua cheia. A partir deste momento, passou a transformar-se em lobisomem em todas as noites de lua cheia apresenta-se nesta fase... Em alguns locais dizem que o sétimo filho homem de uma sucessão de filhos do mesmo sexo, pode transformar-se em lobisomem.

Todos aplaudem... E a professora anuncia: Nicole com a história do “Saci-pererê”!

– O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as tribos indígenas do Sul do Brasil. Ele possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca... Segundo a lenda o Saci está nos redemoinhos de vento e pode ser capturado jogando uma peneira sobre os redemoinhos – disse Nicole.

Todos aplaudem novamente e a professora chama Wlisses para contar o conto da Iara.

_ “A lenda da Iara”. Segundo a lenda, ela era uma sereia que cantava uma melodia irresistível, atraindo os homens para o fundo do rio. A Iara é uma lenda do folclore brasileiro. Ela é uma linda sereia que vive nos rios Amazonas, sua pele é morena, possui cabelos longos, negros e olhos castanhos. – Falou Wlisses.

Todos aplaudem e a professora disse:

– Pessoal temos duas partes na nossa peça “O folclore e seus personagens” a primeira eu apresentei e a outra, nossa diretora Maria Alice irá apresentar.

E todos concordam.

Maria Alice apresenta Thauany com a lenda do “Negrinho do Pastoreio”

Thauany fala:

– “O Negrinho do Pastoreio”. A lenda do Negrinho do Pastoreio é uma lenda cristã meio africano, muito popular no sul do Brasil, e no fim do século XIX, no Rio Grande do Sul. Foi no final do século passado que foi muito contada pelos brasileiros que defendiam o fim da escravidão.

– Muito bem Thauany, pessoal agora vem aí Lucimária e Lara com a lenda do Boitatá. – Introduz Maria Alice.

Lara e Lucimária começaram:

– O Boitatá! Também conhecido como “fogo que corre” Boitatá no folclore brasileiro é uma grande cobra de fogo. Este bicho imaginário foi citado pela primeira vez em 1560 num texto do padre Jesuíta José de Anchieta. Na língua indígena tupi “boi” significa cobra e “tata” significa fogo.

– Muito bem meninas! – Diz a diretora Maria Alice. – Agora é com vocês Maísa com a lenda da mula sem cabeça.

– Segundo a lenda qualquer mulher que namorasse um padre seria transformada nesse monstro. A Mula Sem Cabeça é uma lenda do folclore brasileiro... Ela é literalmente uma mula sem cabeça, que solta fogo pelo pescoço local que deveria ser a cabeça. – Fala Maísa.

– Muito bem Maísa! E vem aí João Vitor com a história do Boto Cor-de-rosa. – Diz a diretora.

– A origem desta lenda vem da região Amazônica norte do país... Um boto cor-de-rosa, sai do rio amazonas transformado em um lindo rapaz, bem elegante e charmoso, que solta seu charme para as moças que vivem em vilas e cidades. Conta também que em noites de festas juninas ele sai do rio Amazonas. – Ler João Vitor!

– Parabéns João Vitor. É com você Ítalo a historia da Cuca – Anuncia a diretora. – A lenda da Cuca!

_ A Cuca é um dos principais seres mitológicos do folclore brasileiro. Ela é conhecida popularmente como uma velha feia na forma de um jacaré que rouba crianças desobedientes. A origem desta lenda está no dragão coca das lendas portuguesas, esta tradição foi trazida para o Brasil na época da colonização. – Conta Ítalo.

Todos aplaudem. E Maria Alice fala que vem Arielly com a história do boi-bumbá.

Arielly disse:

– A lenda do Boi-bumbá. O festival folclórico da Amazônia... Conta que o “Boi-Bumbá Garantido”, isto é a metade ‘vermelha do município de Parintins teve Lindolfo Monteverde como fundador do “Boi Garantido”... Na tentativa de salvar o “Boi” apareciam o médico, o padre e o Amo da fazenda e sua filha a Sinhazinha.

Todos parabenizaram Arielly, e é chamado Geann para ler a lenda do Bicho Papão.

Geann falou:

– A lenda do Bicho Papão é uma história imaginária que faz parte do folclore brasileiro, comum em todas as regiões. Alguns pais contam a lenda do Bicho Papão para os filhos, para que as crianças se assustem e consigam dormir.

E todos comemoram muito felizes!