Outro Conto Antigo de Natal

Será que nos lugares quentes tem natal? Nos países árabes, nas selvagens savanas africanas.. Será que elas ficam cobertas de neve como os pinheiros do pólo norte? Imagino papai noel pousando em um deserto escaldante. Vindo de um continente europeu todo aquecido, com as renas peludas de gorrinho, e os duendes de uniforme e cachecol — que desastre! Se a criança não deixasse uma jarra de água e uma cartinha na meia indicando o chuveiro, não haveria natal pro resto do mundo. Papai noel seria conto de um aventureiro do deserto. Mas nossa história não se trata de geografias.

Em algum lugar, um pai trouxe de viagem uma pilha de livros do ocidente à sua filha, e lhe disse: "olhe minha linda, tudo oque há além dos desertos, e depois deles o oceano.. Homens que andam sobre cavalos, navegam em barcos estranhos, e ainda mais além – as terras geladas.. Acreditas que pode haver um lugar assim? Branco, tudo branco e frio como a noite, até as planuras; mesmo de dia.. E os homens brancos lá andam de 'esquimó'. Isso é a Antártida." — E a menina fica encantada com tantas maravilhas.

Depois disso o pai viaja outra vez e dezembro é o mês da carne. As ruas continuam agitadas com o comércio, os dias com o sol carrasco, as casas todas com entidades prósperas para comemorar a colheita; e no interior, no cantinho do quarto da menina, uma meinha com uma carta sonhando o outro mundo.