A MENINA E OS GNOMOS

Um dos seus mais atrapalhados sonhos era chegar logo as férias e voar para a casa da avó que morava numa casinha linda no mais lindo campo com um riacho que corria ao pé da serra.

Assim chega o tão esperado dia, de malas prontas parte levando os sonhos e as fantasias. Dessa vez não estaria sozinha e com mais dois primos poderiam explorar a região em busca da realização dos seus sonhos.

Empolgada assim que chega corre e vai falar dos seus planos aos primos.

- Você não vai encontrar nada disso nessa região, - Meninas é mesmo bobas, Concluiu Januário o primo marrentinho de olhos amendoados.

O outro menor que a tudo ouvia perguntou:

- Onde vamos procurar? Eu venho aqui todas as minhas férias e nunca ouvi dizer que por essa região existissem gnomos. De onde você tirou essas ideias?

- Eu venho pesquisando faz tempos, ano passado estava chovendo muito e não fui procurar, mas garanto eles moram no bosque do outro lado das montanhas.

Já sei! Gritou Januário. Na biblioteca eu vi muitos livros antigos já com as capas bem velhinhas, será que não encontraremos alguma pista?

Pouco depois estavam os três sentados no chão com uma pilha de livros velhos sendo folheados com cuidado.

- Vejam! Aqui tem algo sobre os gnomos, diz que eles vivem em bosques e florestas que ficam ao pé de montanhas por ter um solo fresco, muitos moram dentro de buracos em troncos de árvores mortas, outros em cogumelos gigantes. – Eu juro uma vez andando com meu avô por aqueles lados eu vi vários cogumelos que parecem guarda-chuvas abertos, até perguntei ao vovô e ele disse serem venenosos e que nunca deveria tocar pois eliminam um liquido perigoso.. Concluiu eufórica a menina.

O garoto menor ficou a pensar, ao ter uma odeia deu um pulo. O que acham de fazer um piquenique no bosque? Não iremos sozinhos chamaremos todos assim não nos proibi de sair dizendo que na montanhas é perigoso.

- Parem de sonhar. Acham que a vida é um conto de fadas e quando chegar lá nas montanhas encontraremos um castelo e muitos gnomos trabalhando. Isso tudo só acontece nos livros, Disse Januário.

- Se não quiser ir azar seu, depois não venha dizer que se arrependeu. Eu vou sim e não custa tentar, Disse a menina. Eu vou conseguir, Concluiu confiante cheia de orgulho..

Todos concordaram e no dia seguinte saíram bem cedinho para pegarem o frescor da manhã. Ao chegar num lugar lindo de árvores floridas bem à beira do riacho estenderam a toalha depositaram as cestas de lanche e sentaram a avó e a tia, enquanto o vovô pegava sua vara de pescar e seguia para o riachinho.

As crianças avisaram que dariam um passeio, depois dos avisos de não andarem muito longe, para terem cuidado e outras recomendações, saíram levando apenas cada um o seu vasinho de água.

Depois de andarem pela montanha resolveram descer até o vale onde o verde salpicados de flores convidavam para explorarem em busca do que tanto procuravam.

Cansados resolveram voltar quando viram um tronco enorme caído e todo coberto de plantinhas verdes rasteiras. A menina corre na frente os dois que vinham atrás levam um susto quando ouvem um voz sussurrante dizendo:

- Oi crianças, sejam bem-vindos! Eu sabia que essa menina andava a nossa procura, mas demorou muito para nos encontrar. Faz tanto tempo.- Disse um homenzinho sentado sobre o tronco.

Os garotos de tão assustados perderam a fala, os olhos esbugalhados nem piscavam. A menina não se cabia de tanta felicidade.

- Eu sabia que vocês existiam e moravam aqui pertinho, eu sei tudo da vida de vocês venho pesquisando faz algum tempo. Disse a menina sem tirar os olhos daquele ser minúsculo.

- Ei garotos, voltem a realidade somos pequeninos mas somos felizes assim do nosso tamainho.. Disse o gnomo sorridente. Nem me apresentei. Eu sou o gnomo Pepeu, sou o guardiã que comanda o reino dos gnomos, ou seja eu sou responsável por todos. Concluiu assobiando e logo outros tantos apareceram para espanto dos garotos.

Depois que o tronco ficou forrado de seres miudinhos e sorridentes, o guardião disse:

- Se queria nos encontrar doce menina vamos realizar os seus sonhos. Vamos entrar no reino encantado dos Gnomos, venham todos e boa estadia nos encantos da fantasia.

Os três emocionados nem precisavam dizer nada apenas se encantarem com aquelas descobertas. De repente surgem outros gnomos brincando nas folhas das árvores outro deslizando nas pétalas das flores gigantes.

- Ei pare de sonhar acordado, disse um velho gnomo ao menino mais novo. Venha! Venham vou levar todos a um lugar encantado, irão conhecer como vivemos felizes no nosso reino. Aqui cada um tem a sua tarefa para cuidar da natureza, montamos nas asas do vento e espalhamos sementes assim os campos vivem sempre floridos e perfumados. Ajudamos os insetos a viverem em harmonia. Concluiu em gargalhadas; - Somos capazes de trocar até as cores do arco-íris.. se desejarmos...

As crianças estavam cada vez mais encantada, quando um outro gnomo surgiu trazendo uma chave e disse: - Venham conhecer os nossos segredos, aqueles baldes enormes estão cheios de formulas mágicas mas só os gnomos podem saber seu segredo. Disse o Gnomo sorrindo.

Assim o gnomo entregou um balde a menina e pediu que ela jogasse o liquido sobre o solo, de repente o solo se cobriu de verde e lindas flores brotaram, não eram flores comuns eram lindas e de varias cores como se fosse pedacinhos do arco-íris.

- Vejam aquele ali é o nosso amigo, é ele que voa e vigia se algum perigo se aproxima. ele também leva as sementes para espalhar onde não conseguimos chegar.

A menina disse que precisavam voltar ou ficariam de castigo, mas prometeram que voltariam.

- Que pena! As noites aqui é uma verdadeira festa iriam adorar participar das nossas danças e cantorias. Disse o gnomo mais velho. Mas precisam mesmo voltar ou os adultos chegam até aqui procurando-os. O que nunca queremos é a presença de adultos, ou correremos perigo. Guardem segredo e voltem quando quiserem.

As crianças agradeceram e partiram com a certeza de que aquele sonho tão esperado fora realizado, agora os primos sabiam de que ela sempre estava certa em afirmar que ali nas montanhas moravam os gnomos, eles só não imaginavam que seria tão mágico.

Cantarolando os três voltaram ao encontro dos avós e da tia que entretidos conversavam sobre a pescaria que fora um sucesso.

irá rodrigues
Enviado por irá rodrigues em 27/02/2018
Código do texto: T6265979
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.