A BORBOLETA LILI

Era uma vez vivia num jardim uma borboleta de um azul que mais parecia pedacinhos escapulidos do céu. Muito feliz a borboletinha bailava entre as flores como se fosse os palcos para se dançar.

Toda feliz ela dizia que era só beijar um botão de flor e ela desabrochava lindamente.

Um dia, enquanto descansava sobre a rosa mais linda e perfumada do jardim espantou-se ao ver que uma lagarta se atrevia a subir pelo caule da roseira. Atrevida como ela era foi logo pedir satisfação para pobre da lagarta.

- Hei! Gritou toda orgulhosa exibindo suas longas asas.

A lagarta ou não ouviu, ou fingiu e continuava a subir lentamente.

A borboleta foi ficando impaciente e voltou a gritar dessa vez bem pertinho da lagarta.

- O que pensa que está fazendo sua insolente.? Aqui não é seu lugar sua lagarta feia. Completou desdenhando.

A lagarta olhou para a borboleta metida e disse calmamente:

- Oras! Não me perturbe, estou faminta e só quero comer umas folhinhas suculentas.

- Não permito que venha picotar as lindas folhinhas dessa roseira, pode dar meia volta e procurar folhas em outra planta. Eu não gosto de lagartas. Completou a borboleta sacudindo as suas lindas asas azuis.

- Estou a perder a minha paciência com tanta bobagem. Disse a lagarta já se deliciando com as folhinhas serenadas da roseira.

A borboleta pensou, pensou- decidida não iria deixar que aquela lagarta continuasse picotando as folhas da sua roseira predileta.

- Não gosto de lagartas, são feias e desengonçadas. Agora saia daqui. Gritou a borboleta.

A lagarta parou de comer, ficou na ponta dos pés:

- Não seja boba, ou é muito burra para não saber que você um dia foi uma lagarta. E com certeza uma lagarta muito feia.

A borboleta empinou as antenas, arregalou os olhos.- Eu! Linda assim, com meu corpinho de bailarina com cinturinha fina, essas asinhas que parecem feitas de cetim de tão sedosas. Olhe pra você gorducha roliça e muito sem graça. Exclamou gargalhando.

- Deixe de ser metida e aceite a verdade. Gritou a lagarta.

A borboleta continuou que veio do país das borboletas e que nasceu no desabrochar de uma flor, disse em tom radiante acreditando na sua história.

A lagarta já com a paciência esgotada gritou tão alto que deixou a borboleta espantada.

- Agora feche esse bico de uma vez e escute a sua história. Não existe pais de borboletas, todas as lagartas nascem da própria natureza, a transformação acontece quando a borboleta coloca ovos em folhas de plantas, com os dias esses ovos se transformam nas lagartas, e assim a lagarta atinge a idade adulta que ai começa a construir o seu casulo ali a lagarta fica em repouso o corpo vai se modificando, quando a borboleta está pronta rompe o casulo e bate asas para a liberdade.

A borboleta pela primeira vez escutava toda aquela história, quando a lagarta terminou ela nada respondeu, bateu asas e foi pousar em outra flor bem longe dali. De repente algo ao seu lado se mexia, curiosa ficou observando quando viu sair uma perninha, outra, uma asinha e logo a outra e sai se sacudindo uma linda borboleta das cores do arco-íris.

A borboleta Lili de olhos esbugalhados não conseguia se mexer até que a nova borboleta de asas enormes olhou para ela:

- Olá amiga, disse feliz pela liberdade.

- O que fazia presa naquela coisa? Perguntou gaguejando.

A nova borboleta estranhou aquela pergunta mas tentou explicar a mesma história que tinha ouvido da lagarta.

Lili ficou envergonhada e disse que tinha sido mal educada em não acreditar em uma lagarta e precisava pedir desculpas.

As duas foram em busca da lagarta mas já era tarde a lagarta já estava pronta para continuar a sua nova fase e logo seria uma linda borboleta.

irá rodrigues
Enviado por irá rodrigues em 11/05/2018
Código do texto: T6333627
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.