O GRANDE ESPETÁCULO

Clarinha amanhece soltando suspiros de felicidade. O Sol mal resplandece no horizonte, mas a menina já está pulando de um pé só, feito um Saci Pererê; vai saltitando até o quintal à procura do pai. Cruza com a Mãe na cozinha.

- Mamãe, bom dia! Diz a garotinha toda sorridente.

- Bom dia, querida filhinha! Você dormiu bem? O que faz acordada tão cedo? Dona Júlia fala bem calma.

- Mãe, a senhora não lembra! Hoje é o dia do grande espetáculo.

A garotinha continua falando pelos cotovelos:

- Papai falou que vamos ao circo, hoje à tarde.

Dona Júlia olha fixamente para filha e, responde-lhe imediatamente:

- Sim, minha princesinha! Eu já estava esquecida, pois hoje é domingo, é dia do Circo Mundo Mágico

Clarinha continua pulando de um pé só. Logo, pergunta pelo Pai:

- Mamãe, onde está papai?

- Ele está, no quarto, lendo o jornal. Cuidado, menina! Pulando assim, você pode até cair esparramada no chão.

- Não se preocupe, mamãe, eu tomarei cuidado! – promete a menina, aos gritos.

Sossegada, Dona Júlia continua preparando o desjejum matinal. Enquanto isso, Clarinha vai saltitando falar com o pai. A garotinha bate, suavemente, na porta do quarto: Toc, toc, toc! E começa a gritar:

- Papai, eu posso entrar? Preciso falar com o senhor!

Entre Clarinha, o que você quer? Estou lendo meu jornal e, não gosto de ser interrompido. Disse-lhe o pai.

A bela menina entra saltitando, soltando alegria, iluminando o quarto com sua beleza e trazendo fluídos de bom dia, ao pai. Ela vai falando feito uma tagarela:

- Papai hoje é dia de circo. Estou suspirando de felicidade. Eu quero ver a magia dos participantes: O leão no trampolim, os cachorrinhos que andam de bicicleta, os cavalos que desfilam, o tigre de bengala, os palhaços sorridentes, o mágico que tira o coelho da cartola, a bailarina que anda na corda bamba, os trapezistas, muita vibração, um mundo de sonhos coloridos...

O pai, Senhor Januário, fica olhando a filha rodopiar de um pé só. Amavelmente segura a mão da garota e, juntos, vão tomar o café da manhã...

À tardinha, é chegada a hora do grande espetáculo. Clarinha solta suspiros de alivio ao entrar no circo. O colorido do cenário é colossal, apropriado para receber os convidados especiais, que são crianças em busca de muita diversão. Os rostinhos felizes definem o momento de luz, câmara e ação! A garotinha fecha os olhos e, sente seu coração bater mais depressa que o normal. Logo, ela se acomoda na plateia, fica atenta olhando o picadeiro, o momento exato de seu sonho se realizar; segurando de um lado a mão do pai e do outro a mão da mãe. Nesse momento de clímax geral, entra no picadeiro um palhaço, que deixa o público delirante, sua roupa colorida se destaca, o seu rosto pitado esconde as asperezas do cotidiano.

A euforia é quebrada pela voz firme do Palhaço Pimenta:

- E o palhaço quem é?

O público animado responde em coro:

- É o rei da animação!

E continua o grande espetáculo: Os cavalinhos entram desfilando, os cachorrinhos vão de um canto a outro andando de bicicletas, a bailarina exibe leveza e determinação na corda bamba; o picadeiro, agora, é somente diversão. A garota não sabe para onde olhar, tudo é magia, é fantasia, é varinha de condão a brilhar. Enquanto isso, os trapezistas fazem malabarismos no ar. Daí a pouco, aparece um magnífico Leão, majestoso em cima do trampolim, pula para cima e para baixo a rugir sem parar, levando ao delírio a criançada presente. Clarinha arregala seus olhos, que parecem pular do globo ocular. Neste embalo, a menina aproveita para saborear: Algodão doce, amendoim, pipoca, pirulito enrolado no palito, picolé, quebra-queixo, ao som de um grupo circense. Realmente, é uma delícia de festa!

Já é noite, quando o espetáculo do circo, Mundo Mágico, termina: As cortinas se fecham, as luzes se apagam, o público vai embora, os animais vão dormir, tudo se normaliza naquela hora. Mas, o sonho de Clarinha foi realizado!

Que os nossos sonhos sejam reais, realizáveis e coloridos...

Elisabete Leite

Elisabete Leite
Enviado por Elisabete Leite em 12/07/2018
Código do texto: T6388474
Classificação de conteúdo: seguro