O  corajoso
 
 
Gabriel estava prestes a completar três anos de idade. Pela primeira vez estava visitando a “Serra da Porta”, o sítio de seu avô.

Era um garoto esperto. Não ficava quieto um segundo, sequer. Tudo ali era novidade para ele. Vendo aquele mundo de aventuras, começou logo a explorar. Enquanto sua mãe foi cuidar de outros afazeres - ele descobriu não se sabe  como -, um balde cheio de ração.

Quando sua mãe percebeu, ele estava pegando um pouco de ração e colocando na boca da vaca. Enfiava a pequena mãozinha dentro da boca do animal e depois tirava. A vaca em momento algum o machucou, mas a mãe saiu desesperada para tirá-lo de lá.

O caso virou assunto de família, fazendo-o ganhar fama de corajoso.

Mais tarde, enquanto Gabriel lanchava pão com leite, sentado no chão da varanda, sua  mãe contava para os recém-chegados como seu filho não tinha medo de vaca. Nesse momento, apareceu uma galinha choca “invocada” querendo o pão de Gabriel.

Ele olhou para a galinha e ela para ele. O confronto entre eles ali se estabeleceu: ela queria o pão de Gabriel e ele não pretendia lhe dar. 

Ele olhou pra galinha... Pensou em esconder o pão colocando a mãozinha pra trás. Olhou novamente e viu que ela não se intimidou, continuava a encará-lo. Pensou bem... Calculou a distância até a galinha e  saiu em disparada chorando para o  colo da mamãe.


Colocar a mão na boca da vaca até que dar certo, mas enfrentar galinha choca só a mamãe.