UM DOMINGO NO ZOOLÓGICO

Era uma manhã de sol frenesi, o astro rei resplandecia sorridente, aves gorjeavam em sinal de renovação, nuvens bailavam, ao léu, de Norte a Sul. Era o alvorecer dando seu espetáculo no céu...

Pedrinho e Marquinhos, dois irmãos peraltas, já estavam acordados, esperando pelo momento de irem aproveitar o domingo de sol. Suas tias prometerem levá-los ao Zoológico, caso não chovesse e, o tempo estava contribuindo para que o passeio matinal acontecesse. Os garotos moravam na turística cidade de Maceió - Alagoas, situada também no Nordeste Brasileiro, porém estavam passando as férias escolares de janeiro, na casa dos avós em Recife – Pernambuco, como de costume. Desde pequeninos que eles vão ao Zoológico, mas a cada visita são novas atrações, muito divertimento e grandes alegrias. Seus avós os recebiam com todo carinho, amor e atenção. Naquela manhã, os garotos estavam radiantes, eles queriam aproveitar todos os instantes de lazer em companhia do primo, Julinho, que morava na casa dos seus avós. Pedrinho era o mais velho e, vivia reclamando com o irmão mais novo:

- Marquinho, vamos logo! Você ainda não aprendeu amarrar o cadarço do tênis! Diz Pedrinho sorrindo de tanta felicidade.

- Oh Pedrinho, se meta com a sua vida e deixe a minha em Paz! Eu vou procurar Julinho para me ajudar. Responde-lhe e sai à procura do primo.

O menino deixa o quarto correndo e vai descendo os degraus da escada de dois em dois, cruza com a avó que está na cozinha preparando as torradas para o desjejum matinal. A doce vovó Maria diz:

- Marcos, cuidado para não cair! Venha tomar seu leite com torradas!

- Bom dia! Vou já vovó, responde-lhe o garotinho.

Marquinhos entra correndo no quarto do primo e pede ajuda:

- Julinho, me ajude aqui! Você já está pronto? Titia já está tomento café.

- Olá Marquinhos, eu já estou pronto! Venha que te ajudo, disse-lhe o primo, que era um pouco mais velho que os garotos.

Os três garotos e as tias saíram apressados, para não perderem o ônibus elétrico que passava, naquele exato momento...

Aproximadamente às 09h00 horas à família começava o dia inesquecível de turismo ao Zoológico Dois Irmãos... Os três garotos corriam felizes, um pouco à frente das tias, lá o verde da Natureza destacava-se da cor Ocre, da argila colorida, pelo caminho de barro; admirados eles contemplavam toda Flora e Fauna do magnífico cenário. Era um mundo de magia e pura diversão, nada se perdia aos olhos atônitos dos três garotos. Eles tinham certeza que jamais esqueceriam daquele domingo. A primeira parada foi no viveiro das aves: Jandaias, Tucanos, Araras (verde, azul, amarelas e multicoloridas), Pássaros, Corvos, Papagaios, Urubus, Águias, entre outros animais que voam; para os garotos tudo era diversão e novidade. A segunda parada foi no canteiro aquático dos répteis: Crocodilos, Tartarugas, Cágados, Jabutis, Iguanas, entre outros, pois as Serpentes davam um espetáculo à parte nas jaulas individuais, para segurança do público. Depois foram olhar o lago dos Peixes (diferentes tipos e cores). Cansados os garotos paravam para fotos em família e dos animais, um copo água, um picolé, algodão doce, recuperando, assim, as energias. Logo, o City Tour recomeçava e, na próxima parada eles foram visitar os mamíferos: Coelhos, Esquilos, Hamsters, Lobos, Morcegos, Macacos e Ursos; os Macacos eram os mais procurados pela criançada; o Urso também tinha uma jaula individual. De repente, Pedrinho queria andar de pedalinho (sabe-se que são barquinhos de várias cores e formatos que se movem a pedais) e pede para Julinho ir com ele:

- Julinho, vamos andar de pedalinho? Nós podemos titia?

Sim, meninos! Muito cuidado para não caírem no lago, respondeu-lhe a tia.

Marquinhos estava com medo e preferiu ficar com as tias tomando sorvete. A felicidade era tanta que o garotinho não parava de sorrir! Assim, após o passeio de pedalinho, o City Tour recomeçava mais uma vez, com a visita aos felinos: Leões, Leopardos, Linces e Tigres, os meninos queriam visitar, também, os gatos de raça. Lá no Zoológico tinha um Leão velho, mas era a atração principal da meninada, quando o leão rugia, os visitantes gritavam de emoção. Pedrinho insistia em olhar os caninos e conhecer as raças de cães, para ele era o melhor momento. Ele puxava o braço de uma das tias, quase gritando:

- Titia, vamos conhecer as raças dos cães, por favor!

- Pedrinho, deixe de insistir, você sabe que passaremos por lá, mas primeiro vamos almoçar, responde-lhe calmamente a tia.

Após o almoço eles se dirigiram ao canil para satisfazer a curiosidade de Pedrinho; era Julinho que guiava os meninos, mostrando-os as diferentes raças: Pastor-alemão, Labrador Retriever, Buldogue, Poodle, Beagle, Golden, Chihuahua, Pug, Yorkshire Terrier, Rottweiler, Husky siberiano, Boxer, Mastim, Dogue, Dobermann, Maltês, Pit bull, entre outros tantos...

Já cansados os garotos deitaram-se na grama verdejante no Horto Dois Irmãos, sentiram de perto o aroma do verde da natureza, o perfume inesquecível de capim fresco e ficaram ali por horas se deliciando daquele momento intenso de lazer. Há bastante tempo que eles não se sentiam tão felizes assim. Seus rostinhos sorridentes pareciam até uma paisagem.

O retorno para casa foi bem pacífico, os meninos estavam calados, cansados, porém realizados. Marquinhos foi o primeiro a entrar em casa e foi correndo contar as novidades para sua avó, que já os esperava com um delicioso bolo de milho, cocada, acarajé, pé de moleque na palha e outras iguarias que somente ela sabia fazer. Ela olhou para Marquinhos e perguntou-lhe:

- Querido netinho, vocês gostaram do passeio?

- Sim vovó, mais um sonho realizado! Titia falou que no próximo ano iremos novamente.

O dia passou rápido... à noitinha os garotos adormeceram, mas aquele DOMINGO NO ZOOLÓGICO será inesquecível.

O bom mesmo era aproveitar as férias escolares na casa dos avós!

Elisabete Leite – 30/07/2018

(Este Conto é dedicado aos meus queridos sobrinhos Ricardo Alexandre e Luiz Arthur, com todo meu amor).

Elisabete Leite
Enviado por Elisabete Leite em 06/08/2018
Código do texto: T6411303
Classificação de conteúdo: seguro