DIÁLOGO ENTRE OS PASSARINHOS

Era uma dessas manhãs, quando a natureza toda agitada desperta os passarinhos antes que o orvalho seja secado pelo olhar do Sol.

O sabiá abre o bico, estica uma perna, depois a outra, abre as asas se alongando, enquanto o bem-te-vi lava a cara no orvalho engolindo algumas gotas para afinar o bico e começa a cantar como se estivesse falando com o Sol, Bem-te-vi....Bem-te-vi...

O sabiá que não quer prosa continuava se espreguiçando, até que satisfeito diz;

- Pronto! Agora podemos começar o dia fazendo uma bela refeição- Logo arregalou os olhos- Veja que refeição suculenta, e, devorou o despercebido besourinho que dormia tranquilo no galho onde os dois passarinhos estavam empoleirados.

Oba! – Arrotou satisfeito o sabiá depois de ter engolido os cinco pobrezinhos, com certeza a família inteira de besourinhos indefesos.

O dia já seguia apressado, o Sol esquentando e secando as ultimas gotas de orvalho, os dois passarinhos bateram asas para novas aventuras nos capinzais que cresciam na beira do rio.

Lá chegando assustaram ao ver a multidão de passarinhos atentos ao que o temido gavião dizia:

- Como sabem somos os pássaros mais temidos da floresta, então decreto o meu primeiro ato, será abolido toda e qualquer atitude que venham tomar sem a minha permissão e assim todos obedientes poderão continuar com a vida protegida dos perigos, meu bando estará sempre de olhos observadores a qualquer perigo que apareça por toda a floresta.- Disse o gavião estufando o peito ao ser aplaudido por outros gaviões.

Achando aquilo tudo um desaforo, tanto o sabiá quanto o bem-te-vi não iriam aceitar aquela arrogância do gavião e assim que o bando partiu se achando cheio de poder, os dois se aproximaram dos bobos passarinhos que a tudo ouviam de bico baixo.

- Escutem aqui! Gritou o sabiá. Deus a floresta criou o dia e a noite, o sol e chuva, o orvalho, o vento, criou a vida dos insetos, passarinhos ,plantas e todos os outros bichos grandes e pequenos, que voam ou se rastejam. Mas eu na sabedoria de um sabiá não me lembro que ordenou alguém para chefiar tudo isso e sim para que possamos viver em harmonia, liberdade e cuidar para que nunca nos falte alimento.

Portanto, não vamos seguir aquele gavião metido a rei, o que ele tem muito é maldade.- Concluiu o sabiá diante dos olhos atentos dos companheiros passarinhos.

Todos ouviram e concordaram que o gavião e seu bando mereciam receber uma lição e assim planejaram uma reunião convidando-os.

Claro que os gaviões chegaram empolgados achando que seriam recebidos com festa e aplausos merecidos por um rei como diziam ser.

O que eles não esperavam era que todos os bichos da floresta estavam presentes e prontos para responder a sua arrogância.

As formigas se encarregavam de atacar enquanto outros insetos voadores e os passarinhos completavam a tarefa de espantá-los de vez das suas tiranias.

E assim, os gaviões entenderam que a floresta era para se viver em harmonia e não chefiada por alguns e obedecida por outros.

A partir daquele dia a floresta continuou em harmonia, onde cada um vivendo em seu espaço sem invadir a liberdade do outro.

irá rodrigues
Enviado por irá rodrigues em 08/08/2018
Código do texto: T6413325
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.