O PESSIMISTA

Olhando para o tempo que ameaçava chover, Ricardinho diz:

- Mamãe hoje eu não vou para a escola.

- Por que não filho, está doente?

- Não, mamãe, mas vai chover e eu não quero me molhar, porque eu posso ficar doente.

- Ora, Ricardinho deixe de besteira e vá logo se vestir menino! – Responde a mãe impaciente.

- Mas se eu ficar doente mamãe... Sabia que eu posso morrer? - Mãe, eu posso pegar uma pneumonia...

- Deixa de agouro menino, que coisa mais feia!

- É verdade mãe, eu posso pegar um resfriado e parar num hospital - insiste Ricardinho, querendo convencer a mãe.

- Chega! Não quero ouvir mais nada. Já para escola.

- Tudo bem, mas se eu pegar um resfriado, como você vai se sentir hein?

A mãe não dar ouvido a Ricardinho, que contrariado vai para a escola. Já na escola Ricardinho encontra um amiguinho.

- Oi Ricardinho tudo bem, vamos brincar?

- Estou meio arreliado.

- Com o quê?

- Com o meu resfriado.

- Você também está resfriado?

- Não, mas vou ficar se continuar conversando com você.

- Não se preocupe, vou embora. O amiguinho sai desapontado com Ricardinho.

- Ricardinho você já fez a pesquisa que lhe pedi? Pergunta a professora.

- Não professora.

- E porque não?

- Eu não posso pesquisar em biblioteca, porque os livros são muito velhos. Antes que a professora perguntasse. Ricardinho esclarece. – Se eu fizer a pesquisa que a senhora pediu, posso ficar doente.

- E por que você ficaria doente fazendo a pesquisa?

- Os livros são velhos e tem muita poeira, eu posso ficar com dor de cabeça.

- Olha Ricardinho a biblioteca é limpa todos os dias, e tem livros velhos, sim, mas estão limpos. E depois tem livros novos, não se preocupe. Os livros velhos também são muito preciosos para nós, porque nos traz informações e conhecimentos sobre a nossa história, as nossas descobertas... Além disso, você precisa cumprir as suas tarefas escolares. Traga a pesquisa amanhã sem falta, finaliza a professora.

- Amanhã? Sinto muito, mas não posso.

- Por que não?

- Vou está doente.

- Como pode saber?

- Eu sei, porque vai chover

A professora olha pela janela e vê um lindo dia. Está um lindo dia! Amanhã estará um lindo dia também. Mas Ricardinho é taxativo e retruca. – Vai chover, vai chover...

Já em casa, a mãe fala feliz para o filho

- Viu Ricardinho, eu não disse que não ia chover.

Ricardinho mal consegue responder.

- É verdade não choveu.

A mãe percebendo a voz rouca do filho, pergunta.

- O que houve filho, você está rouco? Vou preparar um remedinho para você e logo você estará curado dessa rouquidão.

- Não precisa mãe.

- Por que, está se sentindo melhor?

- Não, estou me sentindo muito mal. Amanhã já estarei mortinho ...

No dia seguinte, após medir a temperatura de Ricardinho a mãe percebe que ele está com febre. Decide ligar para avisar a professora que o filho está doente. Ela não entende, mas Ricardinho realmente está doente. O seu pessimismo acabou atraindo a enfermidade. Pensou ela.

- Professora o Ricardinho está doente, não vai ao colégio hoje.

- Ah não!!! Diga ao Ricardinho que deixe de brincadeira. A professora desliga o telefone, certa de que se tratava de um trote. Do outro lado da linha, a mãe de Ricardinho fica sem entender a atitude grosseira da professora. Ela decide ligar novamente.

A professora atende o telefone e a mãe de Ricardinho faz questão de se identificar rapidamente.

- Olha professora eu sei que Ricardinho é pessimista. Ontem mesmo ele não queria ir ao colégio dizendo que ia chover e que ele poderia pegar um resfriado. E a verdade é que ele está mesmo doente, se queimando em febre.

A professora ficou totalmente desconcertada por ter sido tão grosseira e pede mil desculpas a mãe de Ricardinho, que a perdoa de imediato, pois bem conhecia o filho.

Não se pode dizer que Ricardinho era um vidente ou adivinhador. Aconteceu apenas uma coincidência. Porém, realmente ele ficou doente. Quem pode afirmar que o seu pessimismo atraiu a sua enfermidade? Porém, o melhor é encher a cabeça, a mente e o coração de pensamentos bons não é mesmo? Pessimismo nunca foi bom e nem será bom para ninguém.

Deseje sempre coisas boas, sempre o bem para você e seu próximo, pois assim será muito bem-sucedido. Os pensamentos bons atraem coisas boas e edificam. Os pensamentos maus trazem coisas muito ruins e prejudica tanto ao que pensa, quanto ao que faz.

Fim

Marsla Araújo
Enviado por Marsla Araújo em 01/09/2018
Código do texto: T6436845
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.