O HEROÍSMO DAS CORTADEIRAS

A vida selvagem na floresta durante muitos anos tinha sido de plena harmonia entre animais e plantas. Os rios de águas limpas seguiam seu curso normal atravessando as densas matas, carregados de peixes. Podia se dizer que ali, era melhor lugar do mundo pra se viver.

Embaixo de um Angelim-pedra, uma das maiores árvores da Amazônia, as formigas cortadeiras construíram estrategicamente seu formigueiro numa pequena elevação do terreno. A colônia de formigas levava uma vida sossegada, nunca incomodada por seres estranho ao habitat da floresta. Organizadas que eram, dividiam suas tarefas diárias e viviam harmoniosamente com os outros animais. Certo dia, ouviram barulho de serras elétricas e tratores invadindo as matas. Grandes árvores caindo, animais passavam correndo assustados, macacos em gritaria pulando na copa das árvores e pássaros em cantos desafinados, a euforia dos animais exprimia a sensação de um pedido de socorro.

Por muitos dias o barulho continuou e cada vez mais próximo do formigueiro. Pressentindo o perigo para a colônia, a formiga rainha reuniu a colônia de formigas e decidiu que um grupo das forrageiras, encarregadas do corte e transporte das folhas até o ninho, para as operárias generalistas limpar e preparar os fragmentos vegetais para o cultivo do fungo, que era o alimento de toda colônia, iria até o local de onde ouviam além do barulho de motores, ouviam-se também relincho de cavalos e mugidos de bois e vagas, e verificarem o que estava acontecendo. A verdade é que, a paz na floresta, não existia mais.

As forrageiras viram do alto de uma seringueira o tamanho da devastação. Enormes campos cultivados com capim para alimento do gado, as margens dos rios descobertas e as águas sendo poluídas pelos mais diversos motivos. Voltaram desoladas para a colônia e noutra reunião decidiram que tinham de tomar alguma atitude ou ir embora dali. E tomaram uma decisão. Algumas formigas foram até outras colônias de cortadeiras na região e comunicaram o que estava acontecendo e os detalhes do plano, que todas juntas, iriam pôr em ação.

Esperaram o início da noite e saíram todas juntas, era um exército de milhões de cortadeiras. O trabalho entrou noite adentro e ao amanhecer o que se viam, eram campos completamente limpos. As cortadeiras haviam cortado todo capim, alimento do gado e outros animais da fazenda, e levado para suas colônias para produção de fungos, seu alimento favorito.

O fazendeiro acordou, viu os campos limpos e o gado mugindo com fome, imaginou o que poderia ter acontecido e sem ter outra coisa para alimentar o gado, resolveu ir embora para bem longe da floresta.

As colônias de formigas cortadeiras agora tinham folhas suficientes, para produção de seu alimento, por muitos dias guardados, em suas câmaras subterrâneas.

Henrique Rodrigues Inhuma PI
Enviado por Henrique Rodrigues Inhuma PI em 29/11/2018
Código do texto: T6514996
Classificação de conteúdo: seguro