O GATO E O COLIBRI

Era uma vez o colibri saiu para passear, no caminho encontrou um cardeal que foi logo alertando:

- Pequeno colibri, não ande assim sozinho por essa cidade, aqui os humanos não sabem respeitar os passarinhos e nem essa sua cor linda vai ajudar a se salvar.

O colibri muito metido a senhor dos encantos retrucou:

- Não sou um passarinho qualquer, entro em todos os lares e sou muito bem recebido, ainda dizem que trago sorte e boas notícias.

- Desculpa- Eu só queria ajudar se é tão confiante assim então boa sorte. - Preciso partir e não posso continuar conversando com quem não me escuta. Concluiu o cardeal.

O colibri seguiu confiante, queria fazer muitas visitas, na primeira casa entrou pela janela e foi recepcionado por um gato que avançou tentando pegá-lo. O colibri bateu asas, o coração palpitando e foi pousar na árvore da praça.

Quando apareceu um outro gato com cara de bonzinho e foi logo falar com o passarinho mostrando-se de amigo.

- Meu amiguinho indefeso tenha cuidado com os gatos dessa cidade, não confie em todos, em mim pode confiar fui criado na floresta e sei respeitar os passarinhos.

O colibri que não era tão bobo assim ficou horas sondando as intenções do gato que parecia mesmo estar falando a verdade, decidiu confiar e deixou que o gato se aproximasse, porém um olho no bichano e outro nos galhos mais altos para onde poderia voar caso fosse atacado,

O gato conseguiu convencer o passarinho prometendo proteger de todos os gatos esfomeados que andavam rondando a praça.

- Vamos pouse em minhas costas e vamos passear, assim posso provar que estou sendo sincero- Disse o gato.

O passarinho resolveu correr o perigo e foi passear pousado nas costas do grande gato.

Ao chegar à praça, o gato olhou de um lado, olhou do outro, muitos outros gatos andavam por ali a procura de lagartixas e passarinhos despercebidos.

- Esconda-se entre o meu pelo e fique quietinho, rondam por aqui gatos esfomeados que não pensariam em atacar...

Assim fez o passarinho encolheu-se entre os pelos sedosos do gato, mas ficou com os dois olhinhos bem abertos, a qualquer ataque sairia voando.

Quando viu que o gato se aproximava de outro bichano que lambia a língua com cara de esfomeado. O colibri bateu asas pousou bem alto e disse:

- Eu fui bobo em confiar em um gato, achou que seria mais esperto por ser grande, pois saiba que esse minúsculo passarinho de bobo não tem nada...

O gato de cara feia olhou para o passarinho e disse:

- Pode voar seu pequeno ingrato, eu não iria devorar você. Mas um dia vamos nos encontrar ai eu vou provar que sou mesmo diferente de todos os outros gatos da cidade.

O passarinho que não era bobo pousou bem lá no alto e ficou a observar o gato, como já escurecia resolveu voltar para a sua casinha e numa manhã quem sabe voltaria.

No dia combinado para visitar as casas daquela região, amanheceu chovendo e como não queria molhar as suas delicadas penas resolveu adiar as visitas.

Passaram alguns dias e sai o colibri quando ao passar na primeira casa lá estava o gato que o recebeu com camaradagem, precisava provar para aquele passarinho teimoso a sua verdadeira amizade.

Será que realmente um pequeno colibri pode confiar em um gato gigante?

Irá Rodrigues

Santo Estevão - BA – Brasil

http://iraazevedo.blogspot.com.br/

Diretora Internacional da divisão de Literatura Infanto-juvenil

irá rodrigues
Enviado por irá rodrigues em 12/03/2019
Código do texto: T6596251
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.