A MENINA E A JOANINHA

No meio da floresta um lindo jardim todo encantado com flores e em cada flor um beija-flor posava, joaninhas e borboletas se misturavam no bailado de asinhas empinadas, tudo ali era calmo até que um dia algo estranho aconteceu:

Uma garotinha que brincava entre os canteiros de flores encontrou um vaso de barro, resolveu chegar bem pertinho e para a sua surpresa lá dentro dormia um lindo passarinho de penas escuras e alaranjadas no peito. Ao ver a garotinha o pequeno passarinho abriu os olhinhos esticou as perninhas sacudiu as asinhas e ficou de pé.

A garotinha muito carinhosa, logo convidou o passarinho para passearem no jardim,

Prontamente o passarinho aceitou o convite e num salto pousou no ombro da garotinha que olhou encantada para aquele bolinho de penas coloridas.

Como a casa da garotinha ficava em um bosque florido ela então saiu cantarolando com seu novo amiguinho e sem perceber andaram tanto que se distanciou do jardim, logo o céu escureceu a chuva caiu forte, o desespero tomava conta, já estava anoitecendo e se não corresse poderia se perder, lembrou-se da sua mãe que deveria estar desesperada com o seu sumiço e começou a correr de volta para a proteção da sua casa.

Foi quando apareceram vários vaga-lumes:

- Venha garotinha nos siga ou se perde a chuva está engrossando logo o riacho se enche e não poderá atravessar, a garotinha pegou o pequeno passarinho colocou no bolso do seu vestido e seguiu os vaga-lumes que iluminavam o caminho mais perto.

- Vamos garotinha se apresse aqui é muito perigoso e logo teremos que apagar as nossas luzinhas ou seremos devorados por um esfomeado noturno- Alertou os vaga-lumes.

A garotinha disse quase sem folego:

- Estou molhada e cansada, me digam se estamos pertinho de casa?

Os vaga-lumes nada responderam, pois já estavam exaustos e não queriam deixar a garotinha sozinha então seguiram apressados fazendo com que ela corresse.

Quando as luzes da casa apareceram os vaga-lumes vendo que a garotinha estava salva e com segurança retornaram para suas casinhas. Já viveram aventuras demais para aquela noite melhor descasarem.

Quando ouviu a voz do pai lhe chamando correu como se criasse asas nos pés e sentiu que alguém a segurava entre os braços, a garotinha foi levada para dentro da cozinha onde estava quente devido o fogão de lenha que crepitava deixando suas chamas aquecer a casa.

- A gora mocinha vá tomar um banho depois venha comer, ai com certeza terá muito que nos explicar disse a mãe, feliz pela volta da sua garotinha e surpresa com aquela aventura.

A garotinha ao chegar a seu quarto foi logo colocar seu amiguinho num lugar bem quentinho, o bichinho estava tremendo de frio. Como não existia gaiolas ali na casa pois seus pais eram contra a aprisionar os passarinhos, mas como deixar aquela criaturinha sem cuidados, então pegou a sua casinha de bonecas colocou água e farelos de pão, ali com certeza ele teria uma noite agradável e na manhã seguinte levaria de volta ao lugar onde o encontrou.

- Fico triste em ter tido coragem de tirá-lo da sua aconchegante casinha. Disse ela alisando as peninhas molhadas do pequeno passarinho que a olhou com olhinhos cheios de meiguice como se dissesse: Você não tem culpa.

  e assim os dois tiveram uma noite de belos sonhos.

Irá Rodrigues

Santo Estevão - BA – Brasil

http://iraazevedo.blogspot.com.br/

Diretora Internacional da divisão de Literatura Infanto-juvenil

irá rodrigues
Enviado por irá rodrigues em 12/03/2019
Código do texto: T6596253
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.