O BAÚ DAS HISTORINHAS

Era uma vez, há muito tempo atrás, um velho pescador chegou ao mar cedinho e lá estava boiando um velho baú sendo levado pra lá e pra cá pelo balanço da maré, até que numa rajada de vento o baú foi levado até a areia onde parou cansado.

O velho pescador mais que depressa remou a sua canoa e foi conferir de perto o que aquele velho baú trazia do meio do mar, começou a limpar toda a sujeira que se acumulou pelo tempo em que ficou perdido, pensava o velho de onde veio e como foi parar no meio do oceano e quanto tempo ficou a deriva? Eram tantas perguntas que só abrindo poderia encontrar uma resposta.

Então cuidou de quebrar a fechadura já enferrujada, ao abri a tampa, os olhos se esbugalharam diante do mais preservado e valioso tesouro, eram tantos livros novinhos que nem sabia o valor de tamanha riqueza literária.

- Hoje volto para casa não com um carrego de peixes, mas de um rico e encantado tesouro. Pensou,

A noitinha reunirei todas as crianças da vila, sentarei na varanda para contar as lindas historinhas que estão nesse baú. Já imagino os olhinhos brilhantes de cada um e a partir de hoje terei muitas histórias para contar e encantar e meninada.

E pegando o primeiro livrinho o velho pescador sentou-se á sombra de uma palmeira que ficava na beira do mar;

A historinha falava de uma aranha fiadeira que havia saído cedo de casa para tecer redes de pescadores e sem perceber fora aprisionada nas páginas de um livro e trancada num baú junto com outros animais que com certeza também terão suas historias para contar.

A aranha continuava a sua historinha dizendo: Espero que algum dia em algum lugar eu possa ser encontrada depois de atravessar os mares e chegar em terrar desconhecidas.

O velho quanto mais lia, mais ficava curioso para saber o final daquela historinha, parecia que a aranha escreveu ali mesmo dentro do baú. Ficou um bom tempo imaginando a aflição da aranha e os outros animais presos dentro de um baú vagando pelo grande oceano.

As outras historinhas com o tempo o velho vai ler.

autoria- Irá Rodrigues

Diretora Internacional da divisão de Literatura Infanto-juvenil

http://iraazevedo.blogspot.com/

irá rodrigues
Enviado por irá rodrigues em 02/04/2019
Código do texto: T6613669
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.