A MENINA QUE TINHA MEDO DO MUNDO ACABAR

ESTA É A HISTÓRIA REAL DE TÊMINHA, UMA LINDA E INOCENTE GAROTINHA QUE MORAVA LÁ NA TERRA ONDE TUDO ACONTECE. QUER DIZER, ONDE TUDO QUE NÃO DEVERIA ACONTECER, NA TERRA DA TEMINHA ACONTECIA.

ELA MORAVA NUMA CIDADEZINHA PEQUENA, PERDIDA LÁ PELAS BANDAS DO SERTÃO FORTE E VALENTE. ERA UMA CIDADE LINDA, CHEIA DE SERRAS, DE SANTOS, ROMARIAS, DE MUITO SOL, POUCA ÁGUA E CHEIA DE MUITAS HISTÓRIAS E CAUSOS. AQUELA TERRA PERDIDA ERA UM LUGAR ONDE APARECIAM ENCANTADOS, ALMAS PENADAS, O ROMÃOZINHO, LOBISOMENS, CAIPORAS, SACI, MÃE D’ÁGUA, MULA SEM CABEÇA, A BARRICA, O GALO DE OURO, O HOMEM DO SAPATÃO, O PAPA FIGO, O HOMEM DO SACO, O ‘MOR DIDEU”, CANGACEIROS, TESOUROS ENTERRADOS POR CAUSA DA GUERRA DE CANUDOS E POR CAUSA DE LAMPIÃO. TODAS ESSAS FIGURAS DO IMAGINÁRIO POPULAR QUE MUITA GENTE ACHA QUE NÃO EXISTE, MAS EXISTE SIM. TODOS LÁ NO PÉ DE SERRA SABEM QUE ELES EXISTEM.QUASE TODOS JÁ TIVERAM UM ENCONTRO COM ELES.

TEMINHA ERA UMA MENINA BOA, MUITO EDUCADA, ESPERTA E OBEDIENTE QUE ADORAVA REZAR, IR PARA A PROCISSÃO E, CLARO, BRINCAR NA RUA COM SEUS IRMÃOS NEMINHA E POPÓ. ELES BRINCAVAM COM MUITOS COLEGUINHAS DE LÁ DO BECO E DE OUTRAS RUAS PRÓXIMAS QUE ADORAVAM SE DIVERTIR BRINCANDO NAQUELA RUA LINDA E MÁGICA, COM PEDRINHAS DE BRILHANTE ONDE AS CRIANÇAS PASSAVAM, CORRIAM E PULAVAM DE NOITE E DE DIA...

AQUELA ERA UMA RUA SANTA, ONDE MORAVAM MUITAS MENINAS E MENINOS E QUEM NÃO MORAVA PARA LÁ SE DIRIGIA . ALI, NAQUELA SANTA RUA, POBRES E RICOS BRINCAVAM JUNTOS, CANTAVAM, CORRIAM, JOGAVAM BOLA, CONTAVAM HISTÓRIAS E VIVIAM INVENTANDO ARTES. LÁ TODAS AS CRIANÇAS ERAM IGUAIS, SEM ESSA DE SER POBRE , PRETA, BRANCA, MAGRA, GORDA OU PIOLHENTA...BEM, PIOLHOS ERA O QUE TODAS ELAS TINHAM. SIM, PIOLHOS E VERRUGAS, MAS AÍ JÁ É UMA OUTRA HISTÓRIA DESSE TEMPO DOS PARDAIS...

A VIDA DAS CRIANÇAS DAQUELE BECO ERA UM SONHO DOURADO, MAS TINHA - COMO EM TUDO TEM QUE TER- A HORA DO PESADELO E ESSE PESADELO ERA NA HORA EM QUE OS PAIS AS CHAMAVAM PARA TOMAR BANHO OU COMER. NINGUÉM QUERIA IR. JUSTO NO MELHOR DAS BRINCADEIRAS OS PAIS AS CHAMAVAM, POR QUÊ? AH, ISSO ERA DEMAIS E AS CRIANÇAS DETESTAVAM, IAM CHORANDO E DEPOIS DE MUITAS AMEAÇAS QUE SEUS PAIS LHES FAZIAM, TODO SANTO DIA ERA ASSIM... AH, POBRES CRIANCINHAS!

NOSSA MENININHA DA HISTÓRIA ERA MUITO PRENDADA, TINHA UMA COISA QUE ELA AMAVA FAZER E FAZIA BEM FEITO: ARRUMAR A CASA, PASSAR O PANO NO CHÃO, LIMPAR O FOGÃO, LAVAR O BANHEIRO, ARRUMAR AS CAMAS, OS GUARDA-ROUPA, TIRAR O PÓ, ENFIM, DEIXAR A CASA LIMPINHA E ARRUMADINHA. ISSO ERA UMA DAS COISAS QUE TEMINHA MAIS GOSTAVA DE FAZER E SEU PRAZER EM FAZER ESTAS ATIVIDADES ERA TÃO GRANDE QUANTO O DE BRINCAR COM SEUS AMIGUINHOS. TUDO DELA ERA ORGANIZADO E SEMPRE ESTAVA NO MESMO LUGAR.

SEUS IRMÃOS NÃO ERAM ASSIM ORGANIZADOS. A NEMINHA ERA MUITO PREGUIÇOSA E DESARRUMAVA TUDO. NEMINHA SÓ ERA ORGANIZADA COM SEUS MATERIAIS ESCOLARES. SEUS CADERNOS E SUA LETRA E SUAS NOTAS ERAM IMPECÁVEIS. EM COMPENSAÇÃO SEU GUARDA- ROUPA ERA TODO DESARRUMADO, PARECIA UM NINHO DE RATO. SUA MÃE VIVIA RECLAMANDO COM ELA. TEMINHA FICAVA LOUCA DE RAIVA DE SUA IRMÃ SER TÃO DESORGANIZADA E PREGUIÇOSA. POR ISSO AS BRIGAS ENTRE AS DUAS ERAM CONSTANTES.

O POPÓ ERA O MAIS VELHO DOS IRMÃOS E AJUDAVA O PAPAI NA VENDINHA QUE ELE POSSUÍA. POPÓ NÃO TINHA TEMPO PARA FAZER AS COISAS, MAS A TEMINHA FAZIA AS COISAS DELE. ELA ARRUAVA SUAS ROUPAS, LIMPAVA E ORGANIZAVA O QUARTO DELE, PORQUE ENTENDIA QUE ELE TRABALHAVA COM O PAPAI. TEMINHA E POPÓ SÓ BRIGAVAM QUANDO ELA ESTAVA PASSANDO O PANO NA CASA E POPÓ ENTRAVA, AÍ ERA UMA VERDADEIRA GUERRA. A MAMÃE DELES SEMPRE ESTAVA INTERVINDO NESSES MOMENTOS. E DAVA RAZÃO A TEMINHA, PORQUE SABIA QUE HAVIA UMA PORTA DOS FUNDOS E ELE NÃO ENTRAVA POR ELA SOMENTE PARA PODER PIRRAÇAR A IRMÃ.

TIRANDO ESSAS COISAS QUE ACONTECEM ENTRE IRMÃOS, ELES ERAM FELIZES, SE AMAVAM E ERAM MUITO AMADOS POR SEUS PAIS. ENTRETANTO, TEMINHA SEMPRE ANDAVA PREOCUPADA E COM MEDO. ELA TINHA PAVOR QUANDO DIZIAM QUE NO ANO 2000 O MUNDO IA ACABAR. ERA UMA ANTIGA PROFECIA QUE TODOS NAQUELA “TERRA DO SEM FIM E DO COMEÇO” ACREDITAVAM.

TEMINHA SE DESESPERAVA E CHORAVA MUITO QUANDO OUVIA ALGUÉM DIZER QUE O MUNDO INTEIRNINHO IA SER DESTRUÍDO E QUE TODOS MORRERIAM. NINGUÉM SE SALVARIA, POIS DEUS VINHA CASTIGAR OS PECADORES. ESSE ERA SEU MEDO MAIOR. SUA MÃE TENTAVA A ACALMÁ-LA. A SUA AVÓ, O SEU TIO E O SEU PAI TAMBÉM TENTAVAM ACALMÁ-LA TAMBÉM DIZENDO QUE ISSO ERA MENTIRA. MESMO ASSIM ELA NÃO ACREDITAVA AFINAL, SEUS COLEGINHAS TODOS DIZIAM QUE DE 2000 O MUNDO NÃO PASSARIA.

SEMPRE CHOROSA E MUITO AGITADA ELA CORRIA PARA SUA MÃE, O CORAÇÃO VINHA BATER NA BOCA E ELA TREMIA. ERA UM TERROR. A MAMÃE FICAVA COM PENA DA SUA FILHINHA. TADINHA, ELA ERA TÃO INOCENTE. MAMÃE E PAPAI NÃO ENTENDIAM ESSE MEDO DE TEMINHA. CLARO QUE NO FUNDO ELES TAMBÉM TINHAM MEDO DE UM DIA O MUNDO ACABAR, PORQUE QUEM NÃO TEM MEDO DE UMA COISA HORROROSA DESSAS? E QUEM PODERIA SABER SE NO FINAL ESSA PROFECIA FOSSE VERDADEIRA? ERA SEMPRE BOM SE ALERTAR... VAI QUE É VERDADE, NÈ?! SEI LÁ, O MUNDO É TÃO CHEIO DE MISTÉRIOS E NAQUELA TERRA QUEM MORAVAM O QUE MAIS TINHA ERA MISTÉRIO...

NA VERDADE, O QUE ELES, OS PAIS DE TEMINHA NÃO ENTENDIAM ERA O QUE SE PASSAVA NA CABEÇA DA PEQUENA, PORQUE TODA VEZ QUE ELA CHORAVA COM MEDO DO MUNDO ACABAR SUA ÚNICA PREOCUPAÇÃO MESMO ERA SABER QUEM VINHA FECHAR A PORTA DA SUA CASA QUANDO O MUNDO ACABASSE E TODOS ESTIVESSEM MORRIDO. COMO ELA PODERIA PENSAR NUMA COISA DESSAS, UMA VEZ QUE ELES ESTARIAM TODOS MORTOS?

ENTÃO, ERA ESTA A CAUSA DO VERDADEIRO MEDO DE TEMINHA. O SEU MEDO NÃO ERA DO MUNDO SE ACABAR, NEM DE TODOS MORREREM E TUDO SER DESTRUÍDO. SEU VERDADEIRO MEDO ERA DA PORTA DA SUA CASA FICAR ABERTA E NÃO TER QUEM A FECHASSE. POBRE E INOCENTE TEMINHA!

Carla Neumann
Enviado por Carla Neumann em 17/06/2019
Reeditado em 18/06/2019
Código do texto: T6675500
Classificação de conteúdo: seguro