PEDRINHO, SALOMÉ E A CUCA

E a aventura continua...

Pedrinho levou um susto danado quando sua prima, Salomé, entrou em seu quarto. Ele quase deu um pulo da cama, pois diante dele estava a sua divertida prima vestida de Cuca, com cabeça de jacaré, unhas enormes e aparência muito assustadora; ela parecia até a própria personagem do folclore brasileiro...

Ele esfregou os olhos para ter certeza do que estava vendo e foi subitamente puxado pelo braço direito.

- Vamos Pedrinho! Pois não temos muito tempo. O final de semana não espera pela gente! Há personagens do folclore por toda parte. Precisamos correr até a floresta para começar nossa aventura. Disse-lhe sua prima.

- Mas o que você faz por aqui prima? Interrogou Pedrinho.

- Eu cheguei agora para passar o final de semana, aqui, em sua casa. Respondeu-lhe a garota.

- Oxente, você saiu do interior de Alagoas só para me assustar! Exclamou Pedrinho.

- Pois é meu primo! Eu sonhei que uma criança tinha sido raptada pela Cuca e precisava da nossa ajuda para libertá-la, por isso que vim até você. Disse-lhe Salomé.

- Mas Salomé, eu sou apaixonado pelas figuras mitológicas da Grécia Antiga, eu sonho com elas a todo o momento, e você traz logo a Cuca contigo! Mas, se é para salvar uma criança, vamos correr para uma nova aventura. Disse-lhe Pedrinho.

Pedrinho e Salomé saíram correndo no sentido da floresta, e no meio do caminho, Salomé tirou sua fantasia de Cuca e os dois embarcaram nessa aventura emocionante. Foi assim, que eles desapareceram do nada...

Após alguns momentos, os dois reapareceram em uma caverna, um local sinistro e assustador. Os primos ficaram paralisados de tanto medo, pois eles sabiam que a Cuca, uma velha bruxa encantada, vivia em uma caverna fazendo porções mágicas horripilantes com asas de morcegos, pernas de baratas e rabos de camundongos. Pedrinho olhou para Salomé e falou:

- Eita prima, estamos em uma caverna, no recinto da Cuca! Vamos procurar o laboratório dela?

- Sim primo, mas estou morrendo de medo! As minhas pernas não param de tremer. Disse-lhe Salomé.

Os dois saíram ofegantes, mas como Pedrinho já havia se encantado com a magia do Pégaso e enganado o próprio Minotauro em seu Labirinto, não estava temeroso em enfrentar um ser mitológico do folclore brasileiro, a velha bruxa Cuca, que venha um ser verdejante, dessa vez. De repente, eles encontraram uma pequena sala, com um grande caldeirão no centro, decorada com teias de aranha, morcegos dormindo à luz do dia e uma gaiola enorme. Lá na gaiola estava uma criança inerte, parecia desacordada, ou dormindo por algum feitiço mágico. Os primos entraram devagar... Logo, o silêncio foi quebrado por uma voz horrível, que dizia:

- Quem são vocês? Querem ser cozinhados vivos? Sou a Cuca e vou transformar vocês em comida para meus bichos.

Os primos ouvindo aquela voz assustadora saíram correndo e Pedrinho vai gritando pelo caminho, sem parar:

...Lá vem a Cuca, olha a Cuca!

Tão verdejante quanto um jacaré

Ela só tem maldade em sua nuca

E tem cheiro forte de puro chulé...

...Olha a Cuca, lá vem a Cuca!

Vamos correndo prima Salomé,

Pois essa velha é muito maluca

Bruxa sem vassoura, voa em pé...

Lá vem a Cuca, prima Salomé!

Salomé parou subitamente, olhou para Pedrinho e disse-lhe:

- Pedrinho, precisamos arquitetar um plano! Você sabe que aquela criança precisa da gente, não podemos abandoná-la! Primo, por favor!

- Sim, minha prima! Vamos nos esconder por trás daquela pedra. Vamos despistar a velha Cuca e juntos bolaremos um bom plano para libertar à criança, pois dona Cuca pode devorá-la e, eu não quero carregar esse peso na minha consciência. Disse-lhe Pedrinho.

Os dois ficaram escondidos por trás de uma enorme pedra e a bruxa da Cuca passou direto sem vê-los. O garoto olhou para sua prima e disse-lhe:

- Prima, eu tenho uma plano! Diz a lenda: “Que a Cuca dorme uma noite a cada sete anos, e quando fica brava dá um berro que é escutado a quilômetros de distância.” Vamos fazer a Cuca dormir e assim, colocaremos em prática nosso plano; pois ela vai provar de seu próprio veneno.

- Boa ideia, meu primo! Exclamou Salomé.

Os primos viram a tal da bruxa sair e aproveitaram para procurar no laboratório dela, a porção do sono. Eles conseguiram encontrar a porção mágica; colocaram algumas gotas na sopa dela e esperaram escondidos os acontecimentos. A Cuca chegou das suas andanças e foi tomar um prato de sopa. De repente, a velha bruxa adormeceu... Naquele momento os primos não pensaram duas vezes, pegou a chave da gaiola que estava pendurada no vestido da bruxa; e logo depois, libertaram a pobrezinha da criança que ainda estava adormecida... Salomé segurou a menina no braço e tentou acordá-la, a criancinha abriu os olhos e agradeceu. Eles nem esperaram a Cuca acordar, saírem em direção à floresta e por lá desapareceram...

Pedrinho e Salomé foram despertados pela voz estridente da mãe de Pedrinho:

- Pedro da Silva e Salomé Maria, o almoço já está sendo servido! Desçam já dessa casa da árvore! Senão, ficarão sem sobremesa!

Pedrinho olhou para Salomé e falou:

- Salomé, será que a Cuca está dormindo até agora? Eita, eu acho que está berrando, assim, como a mamãe!

A menina Salomé pôs-se a sorrir. Eles desceram da casa da árvore e, Pedrinho apanhou o livro que estava escondido atrás da moita, leu o título que dizia: Cuca - Lendas e Mitos. Ele fechou o livro e coloco-o na estante... Finalmente, Pedrinho e Salomé poderiam almoçar sossegados.

E assim, foi mais uma aventura de Pedrinho. Até a próxima pessoal!

Elisabete Leite – 27\05\2019

https://jlmaceyo.blogspot.com.br.maçayó.com/2019/06/as-aventuras-de-pedrinho-pedrinho.html

Nossas Pesquisas:

https://www.todamateria.com.br/lenda-da-cuca/

Elisabete Leite
Enviado por Elisabete Leite em 20/06/2019
Código do texto: T6677773
Classificação de conteúdo: seguro