ANA - A MENINA NASCENTE
 
Ana e seu irmão Toni foram passar as férias na fazenda dos avós. Tudo era novidade. Os pássaros, os animais, pássaros, a mata. Ah! e o rio. Um rio só deles.
- Crianças, hoje vamos tomar banho de rio e vou lhes mostrar uma nascente, disse o avô;.
- Nascente?  O que nasce dela?                 
  - Água. Como se fosse uma sementinha.
. Vejam! Isso é uma nascente.  Pequenos filetes de água jorravam entre pedras.                                
    -Tomem a água.
-Que água fresquinha e limpa. Disse Ana.
- Sabe, dessa pequena nascente surgiu nosso riozinho, assim como o Rio Iguaçu que nasce aqui em Curitiba e se une ao Rio Paraná em Foz do Iguaçu, a cidade de vocês.
 Vovô tem mais nascentes fora essas? Perguntou Toni.
- Muitas e formaram rios gigantes, como o Velho Chico que nasce em Minas Gerais e caminha por cinco estados até chegar no Nordeste e se misturar com a água do mar.
 Como a água caminha tão longe assim?
 - A natureza vai mostrando o caminho,
-  Vamos encontrar uma, vai virar um rio cheio de peixinhos prateados. Diz Ana.
- Ótimo, só que precisamos manter as nascentes limpas, sem lixo, garrafas pet e sacolas plásticas. Só assim nosso meio ambiente continuará com matas, grãos, rios e água para todos seres vivos.
-Sabemos disso-joga o lixo no lixo, papai repete, repete.                        
-  A nossa nascente vai ser limpa e com água boa para todos.
 E não era brincadeira. Ana, aos dez anos, com a ajuda da família e amigos já tinha descoberto doze nascentes e recuperado muitas outras.  Ficaram conhecidos como soldadinhos das nascentes e Ana já era chamada por todos como:
 ANA, A MENINA NASCENTE.