BELO HUMANO

BELO HUMANO

Dia desses encontrei com uma amiga na rua. Na flor da juventude, sua beleza corporal a deixara vaidosa e arrogante. Em certa altura da conversa, o assunto versou sobre a beleza feminina, que, aliás, é o seu preferido, posto que se acha a expressão máxima de tal predicado.

Ela, de chofre, sapecou-me a pergunta:

– Você me acha linda?

Pensou, com essa pergunta à queima roupa, que o galanteador que mora comigo, rasgando sedas, elevasse-a aos píncaros do belo. Mas eu, no topo da minha idade e que não sou bobo de ontem, tirei do bolso do colete a simpatia necessária para não feri-la e ponderei:

– No invólucro a natureza usou o que há de melhor em matéria prima; modelou-a com a técnica de um torno de primeiro mundo; compôs com traços e adereços perfeitos o perfil do seu corpo. Você vai ser a mulher mais linda do Planeta Terra, quando juntar a isso tudo que está na minha frente, a singeleza e a empatia que são predicados da alma e moram no seu coração.

Minha amiga fez cara de quem comeu e não gostou, mas nada falou. Estalei-lhe um beijo na fronte, desejando-lhe

– Feliz Páscoa, minha amiga!

Afonso Martini
Enviado por Afonso Martini em 04/04/2010
Código do texto: T2176366
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.