Uma vida de recomeços!!!!!!

Amadeu acabara de chegar a casa, vindo de uma reunião de jovens para discutir os problemas próprios da sua idade. Ele com seus 20 anos começava, a sentir que algo diferente, estava acontecendo na sua vida. Tinha uma vontade grande de conquistar objetivos, alcançar metas, superar os desafios de um mundo que na prática era uma verdadeira aldeia global.

Seu pai (Pietro), então com 38 anos, quando conheceu a mãe de Amadeu, estava estudando em uma escola de ensino médio; na época se chamava colegial. Muita rigidez da parte dos professores que aplicavam a palmatória como método de fazer que os jovens prestassem atenção nos estudos.

O seu Pietro conheceu a Elizabeth (mãe de Amadeu) em uma festa de encerramento do colegial, onde se viram e se apaixonaram; um grande amor que duraram exatos três anos, o romance acontecia na clandestinidade, porque os pais da moça queriam que ela casasse com alguém de nome e respeito na política. O que o jovem não era sendo ele filho de humildes barbeiro e artesã.

Elizabeth teve que esconder a gravidez de todos os seus familiares, que se descobrissem, faria a moça provocar um aborto. Depois que o filho nasceu ela se viu numa situação difícil; O que fazer? Reuniu-se com Pietro e decidiu dá-lo para uma família que pudesse cuidar desse belo bebê. Pietro com lágrimas nos olhos escolheu a família da sua irmã Conceição, que era casada com um médico de bela reputação.

Nesse tempo que permaneceu com os tios, Amadeu foi educado no maior refinamento, educação de 1° linha. Ele se destacava entre os melhores alunos da sua escola e sempre era tido como gênio. No recreio, ou nas férias, porém, ele gostava muito de brincar com seus amigos; desde a brincadeira popular cai no poço (brincadeira em que as pessoas ficavam na roda de olhos vendados, onde parasse depois de rodar um pouco, escolhia um pedido a fazer com quem ele havia apontado. Ex: um abraço, beijo, pergunta etc.), até jogar de bila, valendo papel de cigarro, como se fosse dinheiro.

Sua adolescência ia sendo acompanhada um pouco de perto por seu pai biológico, que estava se virando para conseguir dinheiro de alguma forma para poder ter como pagar a faculdade de seu filho. Amadeu pensava que Pietro era apenas o seu tio, que por sinal se davam muito bem. Saia juntos para praia, shopping, estádio de futebol (para vê o time do Ceará Sporting Club) e até conhecer meninas e paquerar (ficar) com umas gatas radicais!

Seus pais adotivos, vendo esse carinho todo, resolveram reunir o filho e lhe contar a verdade; foi difícil porque ele estava em uma fase de rebeldia (18 anos) em que começava a romper com os velhos padrões impostos de cima pra baixo (verticalmente) por seus pais.

Acabou fugindo de casa, depois de escutar tudo e saber que seu tio Pietro que tanto idolatrava, era seu pai. Pietro estando do seu lado, não teve coragem de revelá-lo esse segredo, quebrando assim a confiança que Amadeu tinha por ele.

Amadeu ia pensando e repensando seus sonhos e projetos de vida, passava a desacreditar nas pessoas, principalmente em Pietro que era antes seu ídolo e como seu pai, já não lhe despertava tanto agrado. O jovem nesses três dias que passou fora de casa, acabou conhecendo Hosana uma interessante jovem. Eles começaram a namorar. Amadeu resolveu ficar com os pais adotivos e passou a rejeitar seu pai de verdade (Pietro), que de todas as formas tentava agradar o filho.

Com seus 20 anos de idade e dois de namoro com Hosana, resolveu ter uma vida de sexualidade ativa com ela e foi aos poucos conhecendo mais profundamente o corpo da jovem que era muito atraente. Seus pais adotivos resolveram chamá-lo para conversar, tinham uma proposta para ele terminar a faculdade de Direito em São Paulo. Ele relutou, mas acabou aceitando. Nesse tempo que se preparava para viagem, descobriu a gravidez da moça.

Ficou em uma situação dificílima, não poderia assumir esse filho, porque não tinha renda própria, dependia de seus pais. Então resolveram fazer o aborto em uma clínica perto do centro da cidade que moravam (Fortaleza). No percurso acabou encontrando Pietro, se olharam por alguns instantes e Amadeu ficou pensante, não poderia fazer aquilo, porque lembrou que seu pai biológico foi corajoso na época de seu nascimento, mantendo a prioridade para que ele viesse ao mundo com segurança e dando-lhe o melhor, uma família para que fosse bem educado, já que Pietro não tinha essa condição financeira.

Ele tomou o caminho de volta para casa, resolveu enfrentar os seus pais e dizer que não iria mais para São Paulo, que iria cuidar do seu filho que estava a alguns meses de nascer. Eles que sendo na verdade seus tios resolveram expulsá-lo de casa. Amadeu teve que ir morar com seu sogro e sogra, ao lado de Hosana, até o nascimento do bebê.

O menino nasceu e foi bem cuidado. Numa dessas noites a vê Hosana amamentar a criança, Amadeu parou ao pensar como era maravilhosa aquela vida que estava aos seus olhos. Pensou como tudo de bom aconteceu desde sua infância e que se não fosse Pietro ele não estaria ali pra contar aquela estória e vê esse seu primeiro filhinho, a qual colocou o nome de Pietro Neto de Alcântara Duarte.

Numa noite de quinta-feira, quando voltava da reunião do Centro Acadêmico de Direito, a qual era presidente, resolveu tomar um sorvete na lanchonete mais próxima. O seu pai estava bem na mesa as suas costas e quando escutou sua voz, não exitou e foi ao seu encontro. Amadeu tinha muita mágoa e ressentimento por seu pai não ter contado a verdade logo, porém graças ao seu ato no passado estava vivo. E em uma longa conversa os dois se acertaram e marcaram de se ver na casa de Hosana.

A grande surpresa ainda o esperava. Pietro havia reencontrado seu grande amor de adolescência (Elizabeth). Estava muito linda e ainda com jeito jovial e solteira, depois de ter se separado do seu marido por incompatibilidade de gênio. Juntos foram a Amadeu e houve o grande reencontro de emoção e o jovem então pode entender todas as atitudes de seu pai. A partir desse dia ele pode assumir a sua vida, livre de medo e culpas.