UM MUNDO PERDIDO

Estive viajando um dia destes pelo passado e encontrei uma casa abandonada.

O mato crescia ao seu redor e as janelas estavam todas quebradas.

A escadaria tinha muitos degraus danificados.

Havia um lustre meio dependurado no hall de entrada.

O piso estava todo coberto de pó e os móveis carcomidos pelos cupins.

Entrei num quarto que me pareceu ser o mais iluminado da casa.

Uma cama larga me recordou a mulher que se deitava nela.

O espelho estava trincado e tão manchado!

A janela estava aberta e notei que se quebrara toda.

O vento balançava uns trapos. Havia sido uma cortina aquilo.

Aproximei-me para ver a paisagem e era linda.

Os morros que eu avistava dali, os campos de um lado, e os cafezais do outro a se perder de vista tocavam meu coração.

Um pássaro, com seu canto triste, veio me despertar das lembranças.

Afastei-me da janela e voltei à sala.

Os móveis estavam cobertos com uns tecidos empoeirados. Fui retirando um a um e a poltrona estava inteira.

Sentei-me nela e recordei alguém.

A lembrança me trouxe a sensação deliciosa do reencontro.

Uma mão invisível tocou suavemente meus cabelos e de olhos fechados fiquei entregue à lembrança e àquela presença etérea.

Durou um tempo aquilo. O tempo de sentir a paz daqueles tempos. As noites tão antigas que me voltavam.

Lentamente fui escorregando da poltrona e me aproximei da lareira meio cambaleante.

Não havia lenha, mas o fogo morava em minha lembrança.

Uma taça de vinho na mão de alguém. As palavras calmas. Tão doces!

Eu sabia daquele tempo e sabia que estava entrando num mundo perdido.

Eu me aproximei de um móvel escuro e abri as portas. Os livros estavam todos ali ainda.

Fui abrindo um a um e sabia que no meio de um deles encontraria uma carta.

Eu a li e as lágrimas corriam.

Uma fotografia bem antiga também caiu aos meus pés.

Peguei-a e apesar de amarelada pude ver beleza nela.

Um riso de alguém que amei.

A noiva do retrato permanecia com o rosto meio sério e o rapaz sorria.

Estava escrito em seu rosto do orgulho que sentia em estar com aquele braço apoiado no seu.

Guardei os livros, abriguei a carta nas aconchegantes folhas velhas. A fotografia também deixei guardada. Fechei delicadamente as portas do velho móvel e me afastei dali.

Encostei a porta e parti.

Lamentei, entretanto, o mundo que perdi. Lamentei o mundo que deixei ali.

Soninha

SONIA DELSIN
Enviado por SONIA DELSIN em 16/01/2005
Reeditado em 24/03/2011
Código do texto: T1728
Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.