Conto de Páscoa

Um sábio e seu discípulo caminhavam por Jerusalém. O sábio ensinava ao jovem o livro do profeta Isaías e quando ele começou a explicar sobre o sofrimento do servo do Senhor já tinham chegado ao Gólgota, o monte em que Jesus seria crucificado dentro em breve.

— O Filho do Homem será crucificado aqui!

— Como o senhor sabe?

— O próprio Deus acabou de me revelar.

Silêncio.

— Suponha que você saiu com um dos jumentos do seu pai e o deixou perder enquanto você bebia água. Sem ter o que fazer depois de tentar procurar o animal, você volta imaginando o castigo que receberia. Você retorna e coincidentemente seu irmão volta junto e seu pai já sabendo que havia um jumento a menos, aponta a culpa para você, e seu irmão sabendo que o castigo seria grande assume para si a perda do jumento, o pai fica meio contrariado, mas no fim decide castigar seu irmão. O castigo dado ao seu irmão é muito duro e a tudo isso você assiste. Qual seria sua reação?

— É injusto.

— O servo do Senhor, o Cristo, pagará pelo pecado de todos, desde os mais simples até os mais detestáveis, tudo é pecado aos olhos do Senhor. Mas não pense que nosso Deus é injusto, jamais será, o que Ele fez foi ter dado Seu único Filho para justificar o pecado de todos.

— Maior prova de amor não há. E isso acontecerá num dia qualquer?

— Não! Será na páscoa, mas relacionada à saída do povo do Egito, da libertação escravidão, só que depois da morte e ressurreição do Messias, a páscoa significará também a libertação do pecado e a salvação para vida eterna, todos estarão livres no sangue do cordeiro, essa será a nova páscoa, da nova aliança. Não será uma morte fácil. Será humilhado, torturado e pregado numa cruz. Imagine cada prego transpassando sua carne simbolizando o perdão por alguém ter mentido ou roubado, ou por ter procurado um adivinho, fornicação, adultério. Seus braços estendidos lá na cruz, o sangue derramando na terra em que seu próprio Pai formou.

— O mesmo Cristo que é da linhagem do rei Davi. Não deveria ele ter honras de rei?

— Ele será Rei sim. Só que é um rei diferente. O Senhor usa as coisas loucas deste mundo para confundir os sábios. Todos vão esperar que Ele nasça em Jerusalém e já comece a reinar desde jovem, mas não, pois nascerá em Belém, na mesma cidade de Rute. O Rei de Israel chegará a Jerusalém num jumentinho, contrariando a lógica mais uma vez. E será coroado com um diadema de espinhos. Você já ouviu falar de algum rei que anda junto aos plebeus, que defende e ajuda quem está próximo? E que rei assumiria o erro de toda sua população e condenasse a si mesmo a morte ao invés de condenar bandidos, prostitutas, zombadores, adúlteros? Um rei qualquer jamais faria isso, pois daria a pena a cada uma dessas pessoas, mas estamos falando do Rei dos Reis. O Senhor simbolicamente está em seu grande trono branco, mas Ele é o Rei que anda ao lado de cada um que chama por Ele e que O convida para andar lado a lado, não há maior prazer para o Rei do que ajudar a quem pede por Ele.

— Depois que o servo do Senhor morrer, as pessoas vão reconhecer e parar de pecar?

— Não basta reconhecer, terão que aceitar que aquele homem morreu para salvá-los. Voltando a história do seu irmão, você aceitou que ele levasse o castigo por você?

— Não aceitei, não foi certo isso.

— Deveria aceitar, pois na minha ilustração ele não reclamou em nenhum momento, sabia ele que não fora culpado, mas reconhecia que era um filho rebelde e que constantemente aprontava. Agora o servo do Senhor morreu sem ter pecado algum e também sofreu calado como um cordeiro que vai para o matadouro, como diz lá em Isaías.

— Entendi agora. E não só devo aceitar o que ele fez por mim, levando punição em meu lugar, como também devo agradecer pelo que fez.

— Correto, mas o melhor a fazer é tentar não repetir o mesmo erro e caso venha a repetir deverá admitir a culpa ao seu pai e se arrepender de todo o coração. Quanto às pessoas, essas vão continuar pecando, infelizmente, mas o Senhor fez a parte Dele lá na cruz, agora a humanidade tem o seu Redentor, e quem Nele crer terá a vida eterna e verá a sua volta.

— Ele voltará?

— Sim, depois de três dias ressuscitará e ainda fará milagres para finalmente subir aos céus e nos últimos tempos voltará para aqueles que O aceitaram. E também para julgar os vivos e os mortos. Enquanto Ele não voltará será o Advogado para defender do Acusador, e quando voltar será o Justo Juiz.

— Nem imagino como estará este lugar no dia da crucificação. Será que os seus seguidores, afinal imagino que Ele terá seguidores, familiares, amigos, vão presenciar este fato?

— Infelizmente, a maioria não estará presente. Haverá até traidor, outro que negará, mas isso eu te conto em outra oportunidade.

Os dois deixaram o Gólgota e voltaram para Jerusalém. Anos mais tarde, o sábio soube por meio de um dos magos que o Messias tinha nascido em Belém e o sábio prostrou o rosto em terra e adorou ao Senhor e agradeceu pelo sacrifício que aquela criança faria anos mais tarde. Sacrifício perfeito e agradável. Sacrifício por todos e para todos.

24/04/2011

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 24/04/2011
Código do texto: T2927453
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.