FEIO OU BELO?

Certa vez, em uma cidadezinha do interior, houve um concurso nacional de beleza masculina, onde o vencedor ganharia um carro esporte zero quilometro, último modelo. Os candidatos deveriam apresentar também seus respectivos padrinhos e, ao padrinho do candidato vencedor, caberia também receber um prêmio igual ao do afilhado vencedor. Os carros estavam expostos na praça principal da cidade, sendo alvo da curiosidade e cobiça de todos. Câmeras fotográficas, celulares e filmadoras trabalhavam incessantemente nas mãos das pessoas para registrar e guardar como lembrança as imagens daquelas belezas motorizadas que brevemente pertenceriam somente a dois felizardos.

Na pequena cidade não se falava em outra coisa a não ser o concurso de beleza masculina e, as poucas pensões existentes alí já estavam com lotação esgotada. Representantes de emissoras de tv, rádios e jornais estavam a postos para o evento grandioso que aconteceria dentro de uma semana. Todos os preparativos estavam sendo feitos minuciosamente pela Prefeitura local, para que tudo se realizasse a contento.

O concurso tinha como tema "MOSTRE A SUA BELEZA" e, mesmo faltando alguns dias ainda para se encerrarem as incrições, as filas todos os dias dobravam quarteirões, pois os candidatos e os respectivos padrinhos estavam de olho nos carrões. Seriam selecionados somente trinta e seis jovens.

Os carros expostos que seriam oferecidos como prêmios, estavam sendo doados por uma montadora de automóveis que se instalaria brevemente no local, gerando empregos e progresso para a localidade.

Duplas de padrinhos e apadrinhados se formavam constantemente almejando faturar os carrões. Os velhos ambicosos da cidade entravam em contato com parentes jovens e bonitos do sexo masculino de cidades vizinhas, pagando-lhes as passagens e hospedando-os em suas casas objetivando faturar os prêmios. Padrinhos e apadrinhados, todos com curso superior (o que não era exigido para a inscrição) preparavam os respectivos discursos, que seria tarefa obrigatória dos vencedores.

Finalmente chegou o grande dia! Era domingo de manhã, precisamente 8:00 horas quando o desfile objetivando encontrar o jovem mais bonito começou. Quem anunciaria o jovem mais belo seria a Dona Estelamares, esposa do Sr. Dermeval, presidente da montadora NEWCAR S/A, a ser instalada na região. O casal, de camarote observava atentamente os jovens desfilarem um a um, tentando convencer a mulher do manda-chuva serem merecedores do prêmio. Após o desfile de trinta e cinco candidatos que mostraram as respectivas belezas, era a vez do último dos trinta e seis inscritos mostrar o seu valor. Quando Evilásio entrou na passarela, as pessoas começaram a apontá-lo e a sorrir, pensando que a sua apresentação não passava de uma grande piada, porque ele era simplesmente o jovem mais feio de aparência da cidade e, as pessoas que assistiam ao desfile perguntavam umas às outras: como teve a petulância de se inscrever? Ele é horrível? Como puderam aceitá-lo como participante? Os mais afoitos gritavam: - Sai daí!

Após a apresentação de Evilásio, que todos consideraram uma piada sem cabimento, restava a expectativa do resultado quanto ao vencedor do concurso.

Dona Estelamares ao aproximar-se do microfone para anunciar o resultado, cria uma expectativa geral na multidão, que não acredita ao ouvir o nome do vencedor do concurso de beleza: - o vencedor é... o jovem... Evilásio, apadrinhado por seu pai, o Sr. Epaminondas. Pai e filho faturam os dois carros. Quando promovemos em cidades interioranas o concurso "MOSTRE A SUA BELEZA", não especificamos que beleza é essa que deve ser mostrada, deixando as pessoas mostrar a beleza que julgam possuir da forma que quiserem, sendo tudo uma questão de interpretação, porém posso assegurar-lhes que jamais a beleza física ganhou sequer um de nossos concursos. As pessoas vencedoras dos nossos concursos são sempre aquelas que se dedicam ao bem-estar da comunidade como o Evilásio e a sua família, que noite e dia e, de forma incansável procuram amar e ajudar a todos. Quando nós promovemos estes concursos nas cidades, procuramos averiguar qual o jovem mais dedicado ao bem-estar da comunidade para premiá-lo e, se vocês aqui presentes puderem me apontar um jovem mais bonito de coração e dedicado ao bem-estar dessa comunidade que o Evilásio, anularemos imediatamente o concurso e entregaremos o prêmio ao jovem indicado por vocês. Juntamente com o Evilásio, premia-se um homem simples, porém honrado que é o seu pai, o Sr. Epaminondas, também padrinho de concurso, de quem o Evilásio herdou o dom de amar e servir aos outros. O que vocês decidem? Pergunta Dona Estelamares. Após um longo silêncio começa-se a ouvir timidamente os gritos de: é Evilásio! Ele merece! Até que todo a multidão em coro grita continuamente: é Evilásio! Ele merece!

Dona Estelamares continua: - Jamais o Evilásio se inscreveria no concurso "MOSTRE A SUA BELEZA" se não fosse orientado por nós, eu e o meu marido, a agir como agiu e, certamente nenhum dos inscritos se inscreveria se soubesse do que se tratava. "MOSTRE A SUA BELEZA" na verdade é uma lição que procuramos dar aos jovens que só se preocupam com a beleza física, sem preocuparem-se com a beleza interior que é a verdadeira, baseada em amar e servir aos semelhantes, como sempre procuramos fazer eu, meu esposo e toda minha família. Fiquem com Deus e espero que tenham aprendido muito com esse evento.

Evilásio no seu discurso, diz estar muito feliz, comungando com o pai e padrinho de concurso a mesma idéia de venderem os carros ganhos e, investirem os recursos obtidos no bem-estar da comunidade, o que foi feito imediatamente.

Querem saber as palavras do discurso do Sr. Epaminondas?:

- Faço minhas todas as palavras do meu filho!

Que tal como o Evilásio e o Sr. Epaminondas, mostrarmos a nossa verdadeira beleza ao mundo?

Antonio Alves
Enviado por Antonio Alves em 11/07/2011
Reeditado em 11/07/2011
Código do texto: T3088623
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.