Dona Severina

Dona Severina

Todos na vila tinham certeza que Seu Firmo era um homem bem casado, ele tinha nascido ali mesmo e estava beirando os cinqüenta anos de idade, mas nunca tinha saido prá mais longe, depois que se casou ficou mais caseiro ainda.

Também corria á boca miúda que Dona Severina era quem mandava em casa, embora ela fosse pequenina com pouco mais de um metro e meio de altura. Talvez por isso mesmo todos achavam que Seu Firmo trazia todos em casa na rédea curta, com seus mais de dois metros de altura era um homem que impressioava por seu porte atlético, e uma pergunta que todo mundo se fazia era; Como era possivel que um homenzarrão como aquele fosse se enrabichar por uma criaturinha como a Dona Severina? Insignificante, e ainda por cima até o nome era feio? Opinião principalmente das mulheres.

A vila era só um punhado de casinhas com uma capela no centro que servia também de escola para uns vinte e poucos meninos, e uma alma caridosa que fazia as vezes de professora, ensinando-os a ler e escrever. Esta situação que já se arrastava por anos a fio, sem alterações relevantes mudou, quando alguem comprou nos arredores uma das maiores casa da vila. O boato que rolava no lugar é que o novo proprietario ia fundar um clube, e ficou todo mundo na maior espectativa querendo saber, um clube de que?

Como o vigario só aparecia de três em três meses prá celebrar uma missa e batizar algum cristão que por ventura tivesse nascido, ficaram sem saber o que queriam, até que começaram a chegar umas caixas de bebidas, cadeiras, mesas e umas quatro ou cinco mulheres, todas empetecadas e de nariz para cima como se o mundo estivesse fedendo ou qualquer coisa parecida, e um velho numa cadeira de rodas, que parecia ser o novo dono do lugar. Quando deram pela coisa já era tarde demais e estava inaugurado o primeiro cabaré da vilazinha.

Os homens casados começaram a chegar mais tarde em casa e os solteiros deram prá encher a cara de cachaça e a brigarem por causa das quengas.Algumas familias não muito satisfeitas com a situação se reunirão e foram falar com Seu Firmo, já que ele era um dos poucos homens que gozava de um certo prestigio no lugar. Mas o homem agora andava enrabichado por uma das meninas do cabaré e não deu a devida importância ao caso.

Até que alguem até hoje não se sabe quem, teve a idéia de falar com a Dona Severina, e entRe um chazinho e uma torrada alguem deu com a língua nos dentes. E assim Dona Severina ficou sabendo das aventuras do seu marido. Chamou-o para uma conversa séria e deu-lhe uns conselhos, mas Seu Firmo fez o ouvido de mercador, então ela resolveu que teria de tomar uma atitude mais drástica.

Escolheu um dia na semana em que a função era mais fraca ou nenhuma e só estavam as meninas e o velho, que só ficava cochilando na cadeira.

Dona Severina botou uma calça comprida, ajustou a cartucheira nos quadris com dois parabelos carregados até boca, pegou um facão corneta de vinte e uma polegadas e uma chibata de couro crú, enquanto Seu Firmo tirava o cochilo depois do almoço, ela foi fazer uma visitinha as meninas do cabaré.

Já entrou mostrando o cartão de visitas, o velho que tirava a sua soneca na sala principal acordou com uma chibatada por cima dos peitos, caiu e com o três oitão engatilhado na cara nem tentou se levantar, A mulher deu dois tiros prá cima e as meninas correram prá ver o que estava acontecendo, mas ela já estava distribuindo chibatada prá todo lado e dando as ordens; Não queria ver ninguem mais na casa quando a noite chegasse, porque ela ia voltar e a coisa ia ser diferente, prá todo mundo.

Com os tiros começou a chegar gente para ver e entre eles Seu Firmo com a cara de sono, enquanto as mulheres juntavam as tralhas e ajudavam o velho a se levantar colocamdo ele na cadeira, todo mundo abismasdo com aquela cena, e Seu Firmo sem saber onde botava a cara, ai ele tomou coragem e perguntou; Severina que diabos é que esta acontecendo? E ela na maoir tranquilidade só respondeu.

O que você deveria ter feito se tivesse coragem, mas vá prá casa que que daqui a pouco eu chego lá, que a conversa com nos dois é diferente.

Desse dia em diante todos ficaram sabendo, quem mandava em quem.