O problema de Sebastião II

Preocupado, ficou atormentado, o servo de satanás. E como desejava viver ainda os seus tantos anos, foi em busca de explicação com quem tinha ouvido a estória ao acaso.

-Por favor, senhor respeitoso. Queira repetir-me a estória que comentava mais cedo com os cidadãos seus amigos, pois venho em nome de Satanás e exijo que conte em todos os detalhes esta informação... e se, de repente, o senhor deseje ser deveras abusado, direi que tu és também inconseqüente, pois, caso eu saia daqui sem esta notícia bem plausível, tenho na minha mão uma ordem de prisão. – como era bom de lábia este Sebastião!

Calmo, revidou a vítima desentendida:

-Meu amigo, se de mim tu esperas a verdade, espero eu de ti a calma e passividade, pois o nome de nossa morada é o Inferno, mas somos inteligentes e educados o bastante para saber que apesar da nossa fama, reina aqui a lei da paz. Agora te pergunto em que estória estás interessado, porque estórias aqui é que não faltam. Sei contar muito bem, e se não me engano, por dia, saem daqui fofocas em número de cem pra lá.

-Ora, em qual mais Satanás estaria preocupado em saber? Conte-me a que é de interesse do meu senhor, fiquei esperto ao te ouvir contares sobre Deus e sua depressão.

-Ah, meu amigo. Conto esta sim, mas acho que o que tu tinhas de esperteza ao me ouvir, faltou-te atenção. A estória corriqueira que contava mais cedo era de João de Deus, um já louco desde vivo que se pôs a perguntar coisas sem sentido como “Porque estou aqui?” e “D’aonde vim?” e “Quem me criou, afinal?”. O coitado ficou triste e angustiado por não saber das respostas, disse então que ia viajar pelo universo à procura de uma solução e vendeu sua terra (que era uma fazendinha aqui perto) em troca de farinha e água para sua alimentação; no que eu realmente fiquei interessado e curioso foi saber como ele ia achar respostas de perguntas desprovidas de razão. E se Satanás estiver mesmo interessado, tu já sabes da estória que acabo aqui de te contar.

Sentiu congelar o corpo todo, Sebastião, e respondeu numa voz trêmula como se tivesse visto gente viva:

-Obrigado cavalheiro. Afirmo-te que teu conto fora de extrema importância, pois Satanás está disposto a ajudar esse João de Deus coitado perdido da razão, era ele um dos moradores preferidos do meu Senhor. Sei que ele ficará muito feliz em receber tal notícia e quem sabe eu o aponte para que receba na vida uma melhor condição como recompensa. Passar bem.

(Continua na parte III, já que esta é a II...)

Calor do cão
Enviado por Calor do cão em 10/01/2007
Reeditado em 22/01/2007
Código do texto: T342076