ALEXANDRIA - PARTE II

CLEÓPATRA - PTLOMÉO XII, tinha decidido que seu filho de algumas dezenas de anos tornaria PTOLOMÉO XIII, com a condição de se casar com sua irmã mais velha CLEÓPATRA. Eles se casam, mas a bela foge e volta quando CÉSAR se encontrava na Alexandria (48-49 antes JC). Uma revolta explodiu e o exercito Alexandrino persegue os Romanos. Para evitar que sua frota não seja capturada, CÉSAR incendiou todos os navios que se encontravam no grande porto. O fogo se propagou até a grande biblioteca e destruiu, em grande parte tudo que ai existia. Em seguida uma batalha sucedeu entre as tropas de CÉSAR e os partidários de PTOLOMÉO XIII, que naufragou. Sua viúva CLEÓPATRA se recasa com seu outro irmão que se torna PTOLOMÉO XIV. Não por muito tempo, pois rapidamente ela o assassina.

CÉSAR retorna a Roma, (algum tempo depois) seguido por CLEÓPATRA. Lá, a deslumbrante rainha cai loucamente por amores de outro general: ANTONIO. Para honrar sua amante, o novo cavalheiro saqueia a importante biblioteca de pergaminho, a rival da biblioteca de Alexandria, e transporta 200.000 volumes à Alexandria para oferecer à CLEÓPATRA, que desejava reconstruir a grande biblioteca. No ano 32 antes de JC, na batalha de “ACTIUM”, ÁCCIO confirma a vitoria de OCTAVIANO, o futuro imperador AUGUSTO, sobre ANTONIO. Após sua derrota ANTONIO se suicida . OCTAVIANO então toma o controle sobre o EGITO. Desde sua chegada au porto de Alexandria, CLEÓPATRA que veja seu futuro se afundar, se suicida por sua vez, aparentemente tem sido envenenada por uma cobra. Começa então um período de governabilidade romana, e o Egito torna-se proprieda em de pesoal do Imperador.

O PERÍODO CRISTÃO – No 4º. Séculos após JC uma serie de terremotos e a elevação do nível do mar fizeram desaparecer uma parte da cidade antiga, que foi conquistada pelos Árabes em 642 “conquistei a cidade do ocidente”, escrevia ao CALIFA OMAR, seu Tenente AMR EBN EL ASS, quando fez sua entrada nas ruas de Alexandria. No ano 20, na época de HÉGIRE, ie em 642. A famosa cidade Grega onde EUCLIDES comporá seus elementos de geometria, a pátria de THÉOCRITO, CALLIMAQUE, PHILLON o Judeu. Esta vila mística resistiu 14 meses aos assaltos de AMR EBN EL ASS. Os novos conquistadores estabelecerem sua Capital a FUSTAT, que se tornou mais tarde CAIRO atual. A conquista Árabe foi um golpe desastroso. Negado por CAIRO, a cidade perde pouco a pouco sua importância e não representa mais que um simples porto em transito, situado nas margens do país. Durante séculos, ela é ocupada pelos TURCOS e conquistada por BONAPARTE em 1798. Após ter sido a primeira cidade do mundo após ROMA, e contando com 600.000 habitantes, Alexandria cai em plena decadência. No final do 18º. Século, sua população não passava de 6.000 habitantes.

ELIE MATHIAS
Enviado por ELIE MATHIAS em 08/10/2012
Reeditado em 27/04/2020
Código do texto: T3922240
Classificação de conteúdo: seguro