MANIFESTAÇÕES

MANIFESTAÇÕES

Fernando Alberto Salinas Couto

A mulher andava, de mãos dadas com um menino, pela calçada da avenida, quando surgiu um grupo de manifestantes, tomando as duas pistas da avenida. O menino logo perguntou, à sua mãe, quem eram e por quê protestavam. A mãe procurou desviar a atenção do menino, dizendo que era apenas um grupo de alguma pequena parte da população protestando por alguma coisa de seu interesse, mas que era coisa de política e isso não devia interessar para crianças. Insatisfeito o menino foi logo advertindo a mãe: - Eu sou pequeno, mas não sou burro, pois tudo que atinge adultos, também atinge nossos pais e, por tabela, atinge nós crianças. Acho que estão reclamando porque, no ano passado tivemos eleições e, nas campanhas, os candidatos assustaram todos com coisas ruins que seus adversários fariam, se eleitos, mas esses que foram eleitos estão fazendo coisas piores. Prometeram um monte de coisas e estão fazendo o contrário do prometido.

A mãe tentou mudar de assunto: - Filho, política não é assunto de criança, me conta sobre seus últimos jogos de vídeo game...

Mas o menino continuou: - Eu vi na televisão, desde o ano passado, aquela presidenta...

- Por favor filho, já disse que presidenta não existe, o certo é presidente.

Está bem, mãe, aquela presidente dizia que o país tinha alcançado o maior progresso de todos os tempos...que, não só manteria os direitos conquistados pelos trabalhadores, como aumentaria esses direitos. Mas agora, depois de eleita ela mesma concorda que o país está na pindaíba e diminuiu os tais direitos. Ah, mãe, eu queria entender mais...

A mulher grita para o filho:

- Chega, menino, já falei que isso não é assunto de criança. Você não sabe o que é disciplina? Obedecer aos mais velhos? Você não aprende, pelo menos isso, na escola?

O menino surpreende a mulher:

- Ah, mamãe, eu gostaria de aprender, na escola, as coisas que a senhora diz que aprendia. Coisas como língua portuguesa, história, ciência e essa tal disciplina. Confesso que não sei nada de disciplina, mas se a senhora quiser saber sobre sexo e tráfico de drogas eu posso lhe ensinar tudo.

RJ – 13/01/15

Fernando Alberto Couto
Enviado por Fernando Alberto Couto em 14/01/2015
Código do texto: T5101647
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.