O PADRE...

O padre era um homem simples e pobre, estranho a tudo, com exceção de seus trabalhos literários sobre o sistema de Descartes. Não tinha auxiliar doméstico algum ,e no inverno, para se aquecer, trabalhava na cama embrulhado o melhor que podia em cobertores. Uma manhã ouviu batidas na porta.
___Quem está  aí? Perguntou ele.

___Abra; lhe responderam.
Ele puxou um cordel que  da cabeceira da cama ia se prender no fecho da porta, e esta se se abriu.
O padre, sem levantar os olhos do que estava escrevendo perguntou:
___Quem  é, o que  deseja?
___Quero dinheiro
___Dinheiro!...
___Sim, dinheiro  e depressa!
___Hh! Já entendo:  então o senhor  é um ladrão? pois
procure ali.
E o padre apontou com a cabeça para o bolso da calça dependurada nos pés da cama.
O ladrão enfiou a mão nos bolsos da calça, e depois de remexer bem, disse:
___Aqui não tem dinheiro.
De certo que não, mas há uma chave.
___Eis ela aqui
___Justamente, essa. Vá abrir aquela gaveta da escrivaninha. E apontou com a cabeça.
O ladrão enfiou a chave  em outra.
___Não é esta, não é aí, lhe diz o padre.Aí só estão meus  papéis, não mexa, não os desarrume!  Já lhe disse que aí estão só meus papéis!!! Na outra gaveta, do outro lado é que está o dinheiro.
___Ah, aqui está.
___Pois bem, tire-o, feche a  gaveta e me dê a chave.
O ladrão, tendo enfiado no bolso todo o dinheiro que achou, entregou-lhe a chave e retirou-se apressadamente.
___Senhor ladrão, lhe grita o padre, feche a porta, feche a porta...
Mas o ladrão não fechou, estava correndo para longe dali. 
___E então este homem me deixa a porta aberta! Não tenho remédio senão levantar-me com o frio que faz! Que malvado ladrão!
E  o padre salta da cama, embrulha-se nos cobertores, vai fechar a porta e retorna para a cama para continuar seu  trabalho, sem pensar em que não tinha dinheiro nem para comprar o almoço.


.
 
Jeane Diogo
Enviado por Jeane Diogo em 05/07/2015
Reeditado em 05/07/2015
Código do texto: T5300194
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.