Duas Pedras na Calçada

Em uma rua de poucos carros e menos pedestres, na calçada, duas pequenas pedras de calcário se encontravam defronte a um sobrado sob a sombra de uma árvore. Antes era uma pedra apenas, mas o menino filho do proprietário do sobrado chutou a segunda pedra da escola até ali. A pedra mais próxima da rua, a mesma que acabou de chegar, era muito dada. Decidiu aproveitar a companhia da amiga para jogar prosa fora.

- Psiu, amiga! Ei! Ei!

A segunda pedra estava tirando um cochilo. Acordou com os gritos da outra embora ainda estivesse sonolenta.

- Hmmm? Quem fala?

- Sou eu! Sou eu! Vim sendo chutada da escola a mais ou menos cinco quadras daqui. Não tenho certeza porque no caminho acabei me distraindo com uns garotos jogando bola, mas se não forem cinco são seis. Ou senão talvez quatro. Mais que seis ou menos que quatro não são. Não são mesmo, pode confiar! O meu nome é Cal. Sabia que Cal é nome de menina? Tem gente que diz o Cal, mas não é assim. A Cal é o certo. Não ue eu tenha sexo, você sabe, mas por regra sou menina. A pedra, entende? Ah, mas qual é o seu nome?

- Rochane…

- Rochane? Ah, entendi! Como Roxane, não é? É um nome de origem persa. Da Pércia. Ou do Irã, se preferir. É a mesma coisa. Sabia disso, Rochane? E o significado é lindo: o despertar do dia. Você gosta do amanhecer? Tem que gostar, todos gostamos do amanhecer. À exceção talvez de quem tem que levantar cedo. Mas todo o mundo tem que admitir que é melhor que o amanhecer chegue do que que ele não chegue.

A outra dava um grande bocejo, completamente confusa.

- Do que você está falando?…

- O meu nome é vem do latim, a língua dos romanos. Cal. Para eles era Calx, sabe. Significava pedra de calcário, o que é engraçado porque isso tem tudo a ver comigo! Além disso no latim mesmo Calx também pode significar calcanhar. É duplamente tudo a ver comigo pois muitas vezes me chutaram com o calcanhar! Pensando bem seria também o nome perfeito para você, mas não fique triste, Rochane também é um nome muito bonito.

- Por que está dizendo tudo isso?…

- Conversando com você, amiga. Diga, o que tem de interessante para me contar?

- Erm, outro outro dia passou um cachorro mancando aqui. Eu perguntei a ele o que havia acontecido e ele não me respondeu. Foi tão rude da parte dele…

- Amiga Rochane, cachorros não falam! Você é tão boba, haha, mas gostei de você. Minha amiga Aurora.

- Não, Cal, o meu nome é Rochane.

- Eu sei! Fui apenas carinhosa! Mas voltando um pouco no assunto, sabia que cachorro significa filhote de mamífero? O animal que chamamos de cachorro é na verdade um cão. Como cachorro significa filhote, podemos dizer cachorro de gato, cachorro de macaco, cachorro de tamanduá, etc. etc. Mas existem os animais que já tem uma palavra para o filhote, como potros, leitões, bezerros...

- …pintos.

- Hahaha, sim. Apesar de galinha não ser mamífero de qualquer forma.

A pedra preguiçosa deu uma risadinha. Era estranho do nada uma outra pedra aparecer e começar a falar tanta coisa esquisita. Ela era tão inteligente que parecia até ter cérebro.

- Cal, como foi que você ficou tão inteligente assim?

- É apenas que já viajei muito nessa vida, amiga Rochane. Tive a sorte de ter sido chutada por milhares de quilômetros por milhões de garotos. Acabei aprendendo um monte de coisa.

- Puxa vida, eu também queria ter essa sorte.

E no que ela disse isso, uma dupla de gêmeos veio e começou a chutar as duas pedrinhas.

30/12/2015