O POÇO DOS DESEJOS

Naquele pequeno vilarejo havia uma lenda sobre um velho poço abandonado. Ninguém sabia ao certo quem teria sido o proprietário daquele local em que tinha sido cavado esse poço, pois era um terreno íngreme e cheio de pedras e cascalhos que encobriam grande parte do terreno. Alguns moradores mais antigos contavam que ali morara um senhor meio estranho que não tinha amizade com ninguém e era visto muito pouco no vilarejo. De vez em quando aparecia para comprar algum mantimento, mas quase nada sabiam da vida dessa pessoa. Tinha nesse local um casebre em que ele morava e nenhum habitante da pequena localidade se atrevia a ir até lá, e muito menos perguntar sobre o que ele fazia e porque morava tão solitário. Passaram-se alguns anos e esse senhor desapareceu como por encanto. Como não apareceu mais no vilarejo, alguns moradores mais corajosos foram dar uma espiada no local. O pequeno casebre parecia abandonado, com cuidado chamaram para ver se tinha alguém. Como não aparecia viva alma e nenhuma resposta, resolveram entrar na cabana. Mas nada acharam, nem vivo e nem morto, o estranho homem simplesmente desaparecera sem deixar nenhum vestígio. Conforme o relato de um morador dos mais antigos que vivia ali perto, aquele local ficou por muito tempo abandonado e sem aparecer qualquer pessoa que reclamasse ser dono daquela pequena propriedade. Até que um dia uns moleques que brincavam ali por perto, entraram naquele local para ver se tinha alguma coisa para se divertirem. Um pouco temerosos, pois não sabiam o que poderiam encontrar deram uma espiada pelo buraco que havia na parede do casebre e como não havia vestígios de que alguém estivesse lá recentemente adentraram para matar a curiosidade que tinham há muito tempo, tendo em vista as histórias que surgiam daquela propriedade. Muitas vezes ouviram pessoas dizendo, que o poço que tinha naquele local, era o poço dos desejos. Qualquer coisa que a pessoa pedisse era só jogar um pedrisco que se realizaria. Os moleques se aventuraram a procurar alguma coisa que pudesse esclarecer essa lenda, já que estavam dentro do casebre, agora mais confiantes começaram a vasculhar o pequeno local que tinha apenas dois cômodos. Um deles deveria ter sido o quarto onde o estranho personagem dormia, sendo que no outro havia um velho e rasteiro fogãozinho de lenha. No quarto havia uma velha cama e um baú daqueles bem antigos, todo trabalhado e com um fecho de metal. Os meninos ficaram com medo de abrir, mas a curiosidade era tanta que se atreveram a destravar e abrir o baú misterioso. Mas qual não foi a surpresa quando viram dentro do baú apenas um velho caderno todo amarelado e empoeirado. Um dos meninos pegou o caderno e abriu, e numa das páginas estava o desenho de um poço com os seguintes dizeres: Diz a lenda que quando você cava um poço num local pedregoso, esse poço além de dar uma água muito pura, também realizará qualquer pedido que as pessoas desejarem em sua vida. Mas para que isso se realize, teriam que jogar pedriscos tantos quantos fossem seus pedidos. Porém tinha uma condição, a pessoa teria que beber da água pura do poço dos desejos, o que de fato era muito difícil. Deixo aqui registrado que até o tempo em que vivi nesta cabana não consegui que desse poço surgisse água. Vou partir, pois está chegando minha hora de regressar de onde vim. Se alguém quiser tentar descobrir esse segredo que me foi passado por outro ser solitário como eu, tente continuar a cavar o poço. Mas aprendi uma lição no tempo em que aqui morei e sobrevivi: O verdadeiro “poço dos desejos”, está dentro do nosso coração e da nossa vontade de conquistar as coisas que desejamos. Com trabalho e dedicação é que realmente o nosso desejo poderá ser realizado plenamente, pois nada de valioso e bom se conquista sem merecimento.

There Válio - 09-04-2016