Um Dialogo

Eric do Vale

“Bico calado

Muito cuidado

Que o homem vem aí.”

(Passaredo: Chico Buarque de Holanda & Francis Hime)

- Lembra-se de que, uma vez, eu te disse que aqui as paredes tem ouvidos?

-Lembro sim, por quê?

-Porque quero que continue sabendo disso.

-Aconteceu alguma coisa?

-Não sei, aconteceu?

-Perguntei primeiro.

- E por que você acha que aconteceu alguma coisa?

- Pela forma como você me abordou...

-Então, aconteceu.

-Não aconteceu nada.

-Melhor assim.

-Com licença.

-Espere, eu ainda não terminei.

-Você quer me explicar o que é que está havendo?

-Torno a dizer que aqui as paredes tem ouvidos e olhos também.

-Eu já sei.

-Sabe mesmo?

-Você já tinha me dito isso, antes.

-E digo de novo.

-Posso saber por quê?

-Porque fiquei sabendo de uma história sua.

-Uma história minha?

-Uma pessoa veio me dizer que você foi procurar o chefe e disse que precisava falar com ele, pois era de extrema importância. Aí, o chefe perguntou do que se tratava e você disse que era em particular.

-Eu não vou nem perguntar quem foi que te falou isso, porque sei que você não vai revelar, mas posso te garantir uma coisa: isso nunca aconteceu. Pode até ter acontecido e eu não esteja recordando, mas que importância tem isso?

-Não sei se tal informação procede, nem quero saber e tenho raiva de quem sabe. Mas, o que me deixou com a pulga atrás da orelha foi que eu tomei conhecimento disso por meio de alguém com quem não tenho nenhuma ligação, sem falar no conselho que essa fonte me deu: “Não acho essa pessoa muito confiável. Muito cuidado! ”.

-Se eu quisesse aprontar com você, já teria feito isso, antes.

-Então, você admite que pretendia puxar o meu tapete?

-Não é bem assim ...

- Só te digo uma coisa: caso queira me derrubar, certifique-se, primeiro, se a pessoa, ou as pessoas, para quem você está fazendo a minha caveira é, ou são, de inteira confiança. E eu não estou falando só de mim, lembra-se daquela figura que foi falar mal do chefe para o pessoal ligado a ele? Nem preciso te dizer como isso terminou, porque você viu com os seus próprios olhos. Aqui, dedo duro não tem vez.

- Não é, nunca foi e jamais será a minha pretensão puxar o tapete seu ou de quem quer que seja. Acho que não me expressei direito.

- Por isso, eu te digo para tomar muito cuidado com o que diz.

-Vou seguir esse seu conselho.

-Só mais uma coisa: aqui, todo cuidado é pouco.