SUBSTITUIÇÕES... OU NÃO / COR de 2018

1---BULE de alumínio grosso, pesadão, boa qualidade, lembrança da antiga proprietária (avó e tia-avó, uma das duas queridas do mesmo jeito, comprado ou ganho a perder de vista), originalmente prateado e brilhoso, boa aparência, mas alça lateral em madeira, material mais fraco, um dia pegou fogo ou quebrou, não recordo com exatidão a confidência. Servia apenas como veículo de transporte entre a moringazinha de vidro e um canecão também de alumínio, largo e na cor preta, onde ELA fervia a água para o café, e logo em minutos as xícaras. Não achou quem fizesse o conserto a contento: furou na parte debaixo para escoamento da água, fundo com pedrinhas, terra, virou vaso de plantas (que diferença!) no lugar do barrento rachado, folhagens, mesmo sem a alça, agora não mais indo de um lado a outro, definitivamente pousado na mureta baixinha da varanda. Vantagem é que ele agora pode livremente receber os raios do sol ou a água da chuva e olhar o céu azul claro ou estrelado. Na cozinha, substituído em emergência por um BULE plástico, material perto de descartável, logo haverá outro, outro, outro.........

2---E COLO e LEITE maternos: há artifializações que façam uma troca perfeita? Há substituição para os nossos primeiros sete ANOS de vida? E o BEIJO da mulher "verdadeiramente" amada - existe substituir??? Depois dela, virão outras, outras, outras.........

3---EU deveria "bater o CARTÃO (duplo sentido) de ponto" enviando uma FLOR para minha AMIGA que é uma flor... de pessoa. ELA adora cartõezinhos e poesiazinhas e cartinhas de amor ou amizade! No meu cérebro, a data 6 de fevereiro como que martelava repetidas vezes, porém 'viajou para o espaço sideral', não necessariamente nesta ordem; 1-Distraí e cheguei ausente ao dia 7 de feveveiro. ELA exagera na pontualidade das datas e me cumprimenta a zero hora, entrando o meu niver (8 deabril); não aceita ninguém antes dela. 2-Imaginei 6 de fevereiro como data insignificante... e além disso para que fixar na memória o exato minuto não simpático para mim em que nos conhecemos, EU não aceitando o gracejo dela sobre uma 'sofiazinha' sem importância (CDA diria uma "...zinha qualquer") que me menosprezara no chat com vagos monossílabos? Interessante hoje observar que, por sorte nossa, ELA acabou, vantajosamente para mim (assumo e bato no peito "mea culpa"), substituindo a OUTRA. 3-Estive ocupadíssimo trabalhando ao longo do dia 6. 4-"Esqueci"(hummm...) que existem lan houses perto da empresa e em casa faltou Internet à noite. 5-Dormi cedo, em semana sem aulas noturnas. Três dias depois, na intenção de inovar, mandei uma ROSA... roxa... uma cor artificialíssima e chocante... que minha AMIGA detestou, se recusando a imprimir "aquela-coisa-muito-feia-prima-da-'tal'-tulipa...", me escreveu, e guardar. Um mês depois, nenhuma substituição - imprimiu e guardou com carinho.

4---A Pantone, empresa mundialmente conhecida por seu sistema de cores (New York, 1962), escolheu VIOLETA, como a cor do ano de 2018. Cor cheia de personalidade e é preciso saber dosar.em tons vibrantes e provocativos. Pode ser usada em qualquer ambiente, tanto na área externa como em sala, quarto e cozinha, sem exagera. Em espaços pequenos, esse roxo em detalhes ou objetos de decoração; em espaços maiores, pode estar numa janela, num sofá ou móvel solto - se preferir discreção, vasos ou almofadas. O roxo combina com várias cores e em tons neutros, como branco, cinza, variantes de lilás e até com azul.

--------------------------------------------------------

----------------

LEIAM meus trabalhos "Análise cromática" e "Velhas ou "novas" cores?"

NOTA DO AUTOR:

A TULIPA NEGRA - Do escritor francês ALEXANDRE DUMAS, PAI (1802 / 1870). Novela (drama e ao mesmo tempo uma linda estória de amor) publicada em 3 volumes, em 1850 na cidade de Paris. Estória ocorrida em 1672, cenário holandês (só podia ser). Utopia. Diferente, sim, produto de muitas lutas e disputas, como resposta a um concurso cujo prêmio era de 100.000 moedas de ouro. Sim, tudo bem, mas... e a sensação ótica do estranhamento inicial? Substituir cores naturais e delicadas?

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 20/05/2018
Código do texto: T6341561
Classificação de conteúdo: seguro