GABI E O "PENTACOSTA"

- Tia! Tia! – gritando, entrou correndo porta adentro, a pequena Gabi.

- Minha criança! O que foi? O que houve? – agachei-me a sua frente, acariciando seu rosto e seus cabelos, tentando acalmá-la.

- Tia! É amanhã! A senhola tem que se aplessá! – respondeu-me na linguagem infantil.

- Ei linda! Olhe para mim... Respire... Se acalme.

- Mas tia! A senhola não tá entendo! – sacudindo nervosamente as duas mãozinhas gordas com as palmas voltadas para cima.

- Claro que não estou entendendo. Porque essa pressa toda? O que aconteceu?

- Ele chega amanhã, tia! – disse quase chorando.

- Ele quem, princesa?

- O pentacosta. Minha mãe disse que amanhã é o dia dele e que nesse dia muitas coisas acontecelam.

- Hã? Quem chegará amanhã? – a partir desse momento entendi o porquê dessa grande confusão que Gabi havia feito e tentava não rir.

Sentei no tapete peludo e puxei-a para perto de mim e disse-lhe suavemente:

- Meu bem! Não precisa ficar amedrontada. Vou tentar lhe explicar. Amanhã é o dia de Pentecostes. Pentecostes era uma festa!

- Festa?

- Sim. As pessoas se reuniram na cidade de Jerusalém para celebrar a colheita e agradecer a Deus pela comida providenciada. E nesse dia, há muito tempo atrás, os amigos de Jesus estavam reunidos conversando numa casa em Jerusalém. De repente, o Espírito Santo veio até eles e fez com que eles falassem em outras línguas. Lembra que nós já conversamos sobre o Espírito Santo?

- Só lembo um pouquinho.

- Vou te relembrar: naquele dia eu falei que se você tem Deus no teu coraçãozinho é por força do Espírito Santo; se você tem um dom é por força do Espírito Santo...

- Tia! Eu tenho algum dom? – interrompeu-me.

- Pequena! Você tem um montão assim ó de dom – fiz um gesto com os dois braços bem abertos formando um grande círculo – e um deles é fazer aos outros felizes.

- Hã hã. – consentiu sorrindo.

- Então... Você pode realizar um montão de atividades e são todas por força do Espírito Santo! O Espírito Santo se manifesta em cada pessoa de maneira diferente, mas tudo com o objetivo de um bem comum. Assim ó: você tem esta perninha esquerda e esta perninha direita... E este bracinho e mais este... – disse beliscando-a delicadamente - e estes pezinhos e estas mãozinhas... Todas estas partes juntas formam o teu corpo! Assim também é com o Espírito Santo!

- Tá. Entendi. E o pentacosta?

- Gabi! É Pentecostes e não pentacosta!

- Ah é! Diculpa! Conta mais!

- Bem, nessa cidade – Jerusalém - estavam pessoas de vários lugares que vieram participar da festa e que falavam diversas línguas. Ficaram confusos e até espantados quando perceberam que os amigos de Jesus estavam falando diversas línguas!

- Conta mais! Conta mais!

- À noite, Jesus chegou para conversar com seus amigos que ficaram alegres ao revê-lo. E sabe qual foi a primeira coisa que ele desejou para seus amigos?

- Não sei. Qual foi?

- Ele desejou a paz!

- A paz?

- Sim. A paz. A paz é a plenitude da vida. Se estivermos em paz conosco, estaremos plenos. A humanidade é carente de paz e essa é uma possibilidade de devolver aos medrosos a coragem para gritar que têm Deus no coração. Talvez a paz esteja cada vez mais longe porque não somos corajosos suficientemente para levar adiante o projeto de Jesus.

- Ah que lindo! O que mais tia? O que mais?

- Bem... Soprou sobre eles o Espírito Santo e disse que a partir desse dia, eles deveriam sair pelo mundo e cumprir uma missão.

- Qual missão?

- De perdoar os pecados.

- Assim como o pade faz?

- Assim como o padre faz.

- Foi Jesus quem mandou fazê isso?

- Sim! Assim como Deus enviou Jesus, Jesus enviou seus amigos! Esses amigos se espalharam pelo mundo durante séculos e até hoje essa missão continua: animar a comunidade a viver a reconciliação.

- Re-con-ci-li-a-ção? Eu zá ouvi essa palava lá em casa... Do meu pai e da minha mãe...

- É... Eu soube... É uma palavra um pouco difícil para você pronunciar, mas pode ser substituída por paz e harmonia. Que tal?

- E aleguia!

- E alegria! Isso mesmo!

- Paz, hamonia e aleguia! E todos voltam a sorri assim como meu pai e minha mãe.

- Sim! Com o Espírito Santo tudo é possível! É uma força que cria e renova o íntimo das pessoas. É o mesmo Espírito que sustentou a missão de Jesus para realizar o projeto de Deus.

- Mas tia! As pessoas guitam no tânsito, bigam na escolinha... Isso é tiste...

- Criança... Nossa sociedade está marcada pela intolerância e violência, mas você, eu e toda a comunidade, estamos convidados a fazer parte dessa corrente do bem: levar esses valores que fazem parte da comunidade cristã – paz, harmonia, alegria e reconciliação.

- Tia! Eu quelo fazê pati dessa colente do bem! – disse isso e saiu correndo porta a fora.

- Linda! Aonde você vai com tanta pressa?

- Vou contá essa estólia plá minha mãe e fazê ela sorri! – respondeu-me gritando lá do fundo do corredor.

Simone Possas Fontana

escritora gaúcha de Rio Grande-RS,

membro da Academia de Letras do Brasil/MS, ocupando a cadeira 18,

membro correspondente da Academia Riograndina de Letras,

membro da UBE/MS – União Brasileira de Escritores,

autora dos livros MOSAICO, A MULHER QUE RI, PCC e O PROMOTOR

graduada em Letras pela UCDB,

pós-graduada em Literatura,

contista da Revista Criticartes,

blog: simonepossasfontana.wordpress.com