FILOSOFIA DA ARTE ou ESTÉTICA

Gravação de uma palestra:

Objeto da ARTE - o fazer humano, isto é, obra a ser reproduzida pelo homem. - as regras que formula não se aplicam a cada obra em particular, mas à obra humana em geral. ----- Estética, a ciência do belo e das manifestações sensíveis. Origem no grego "aisthesis" que significa sensibilidade. ----- A beleza artística e o estético são ideais que pertencem a um contexto cultural e que possuem, portanto, caráter histórico. O nosso ideal artístico provém da Grécia, transmitida Roma, chegando até nós pelo Renascimento, havendo outros ideais diferentes, como por exemplo a arte primitiva que pode até parecer feia, mas possui valor artístico no contexto cultural que a produziu. ----- O problema do belo - divergências: 1-Concepção platônica - define o belo em si mesmo ("Diálogo do banquete", entre Sócrates e Diotima) - "Beleza não é bela por um lado e feia por um outro, bela num tempo e feia sob outro, bela num lugar e feia em outro... beleza existe em si própria e por si própria, simples e eterna" - aqui, a posição extrema do chamado idealismo estético. 2-Concepção kantiana - não importam as características do objeto belo e sim o ato de consciência que julga o belo, com os juízos de apreciação estética - subjetivamente, o sentir prazer ou desprazer se opõe ao juízo lógico. 3-Realismo estético - a beleza se encontra na obra. 4-Estética femenológica - a beleza não é inerente como tal e existe quando o objeto é contemplado por um sujeito, o objeto estético sendo considerado um fenômeno. ----- Divisão: a) estética geral - estuda a essência e os efeitos do belo, bem como a natureza e os fins da arte; b) estética especial - estuda as diversas artes em particular, isto é, as várias maneiras de exprimir o belo sob certas formas sensíveis. ----- Os conceitos do belo variam ao longo da história - o belo é a qualidade de uma obra: o esplendor da ordem e da perfeição (desordem e imperfeição em certos casos produzem efeitos de beleza). ----- Dois efeitos do belo - prazer (emoção estética, sentimento agradável misto de simpatia-prazer-surpresa, cuja síntese é a admiração) e juízo estético (universal e necessário quando afirmamos que tal objeto é belo). ----- A arte se opõe ao ofício cujo fim é a produção do utilitário, daí belas-artes X artes industriais ou mecânicas. ----- Belas-artes - provocam sentimento estético na vita e/ou no ouvido; criações não realizadas no espaço e sim no tempo, mais expressivas que descritivas - música e poesia, principais artes fonéticas. ----- Música - exprime a beleza por meio de sons harmoniosos, constituída de 3 elementos fundamentas: ritmo, melodia e harmonia. ----- Poesia - exprime a beleza pelo ritmo mais ou menos suave e harmonioso que dispõe as palavras e pela perfeição com que descreve formas animadas ou inanimadas e traduz ideias-sentimentos-emoções. ----- Dança - arte mista pois participa da escultura (atitudes de movimento que põe em jogo), da arquitetura (equilíbrio dos grupos que realia) e da música (ritmo como tradução plástica). ----- Finalidade da expressão artística - despertar emoções estéticas pela produção do belo. Concepção da obra de arte - um certo dom inato ou aptidão especial; a atividade do artista exige trabalho-paciência-reflexão-recolhimento-gosto da perfeição. Meios empregados na produção da obra de arte - imitação-expressão-criação, em separado insuficientes para traduzir a beleza artística. Imitação pura - escola realista X expressão e criação - escola idealista. ----- Classificação das artes: ----- 1-Na Antiguidade - artes liberais (compatíveis com o homem livre); artes mecânicas (próprias dos escravos). ----- 2-Na Idade Média - artes maiores (as liberais) - gramática, geometria, música, astronomia /para Boécio (filósofo, poeta, estadista e teólogo romano), dois grupos - Trivium - gramática, dialética e retórica, Quadrivium - aritmética, geometria, música, astronomia. mais tarde acrescentadas às 7 artes teologia, medicina filosofia e pintura --- artes menores (exercidas pelo povo de baixo nível social). ----- 3-Modernamente, segundo Hênio Tavares - ----- A-Utilitárias - liberais (predomínio de esforço intelectuall) - mecânicas (predomínio de esforço manual) ----- B-Belas-artes - plásticas (arquitetura, escultura, pintura), psíquica idiomática (literatura), rítmicas (acústicas - música, canto; cinética - teatro, cinema; orquéstricas - coreografia, dança)

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 17/09/2018
Código do texto: T6451778
Classificação de conteúdo: seguro