RECUPERAÇÃO

Numa pequena cidade com cerca de 70 mil habitantes, havia um jovem de 22 anos, simpático e inteligente, porém numa inicial vida de usuário de drogas e bebedeiras nos finais de semana. Os seus pais, sem saber mais o que fazer, resolveu entregá-lo aos cuidados de um amigo que prometera fazer o possível para recuperar o jovem rapaz.

Este amigo da família, chamaremos pelo nome fictício de Luís, um Senhor quase quinquagenário, mas desportista e muito trabalhador. Logo, convidou o rapaz que chamaremos de Mathias, para correr com ele pelas ruas da cidade.

No início, foi difícil, pois o mesmo tinha uma vida sedentária, apesar da pouca idade, estava totalmente fora de forma. Aos poucos, o rapaz foi entrando nos “eixos” e ganhando resistência e gosto pela corrida de rua. O Senhor Luís exigia disciplina e as bebedeiras ficaram no passado, assim como as demais drogas.

Com o passar do tempo, descobriu-se que o jovem Mathias tinha talento para tocar violão e logo foi matriculado numa escolinha para aprimorar a técnica. O Senhor Luís não queria deixa-lo desocupado, pois o tempo ocioso é inimigo.

Em pouquíssimo tempo na companhia do Senhor. Luís e sua família, Mathias já percebia mudanças tanto na aparência quanto na maneira de ser e cada dia era um aprendizado diferente. Mathias foi percebendo que na vida devemos seguir regras e que elas não são um sacrifício, mas na verdade, uma forma de controlar os nossos passos para o próprio bem.

As drogas pesadas ainda não havia se tornado um vício, Mathias não era dependente químico, apenas começara a se envolver... Então ficou mais fácil agir naquele momento, antes que fosse tarde.

A bebedeira dos finais de semana foi substituída... Os colegas da pinga foram afastados e a hora dedicada às bebidas cederam espaço para a atividade física. O Senhor Luís não quis que o rapaz conseguisse logo um emprego, ele achava que ainda não era o momento adequado.

E assim, pôde acompanhar a evolução do jovem Mathias bem de perto, não permitindo recaídas e vigiando os seus passos. Posteriormente, o jovem foi matriculado numa academia onde o seu Luís fazia questão de levar e trazer todos os dias.

O rapaz foi acolhido como um verdadeiro filho e Pôde sentir-se amado e valorizado, assim dava muito mais abertura para as relações e ouvia com atenção os conselhos do seu novo “pai”.

O importante nesse processo todo é a conscientização, pois a pessoa tem que querer mudar, ninguém muda forçadamente e o Senhor Luís, muito prudente, sabia disso...

Em momento algum o jovem Mathias foi obrigado a nada, mas levado a enxergar a necessidade de mudanças em sua vida e a consciência de que sem a sua colaboração, nada teria evolução, muito menos, resultados satisfatórios.

Essa luta já acontecia há dois anos e agora era preciso que Mathias trabalhasse então, o Senhor Luís pediu que ele preparasse currículos e se empenhou pessoalmente em distribuir pelas empresas locais – O Senhor Luís era muito conhecido na cidade e recorreu a muitos amigos em busca de uma colocação para Mathias.

Não demorou muito e Mathias já estava trabalhando e nem parecia aquele que foi deixado na casa do Senhor Luís, era uma transformação visível e para melhor. Os pais do rapaz ficaram maravilhados e totalmente agradecidos ao Senhor Luís e sua família.

O jovem seguiu firme e disposto a virar essa “página” da sua vida, agora com dignidade e mais uma família. Como dizem as vovozinhas: só não tem jeito é pra morte!

O mal deve ser cortado pela raiz, é preciso agir com rapidez; o mundo é cheio de armadilhas!

O ser humano precisa ser valorizado, ter o seu ego massageado, só casa, comida e roupa lavada, não bastam! Nós precisamos de respeito e de amor, o apoio da família é fundamental! Os esforços valem a pena, é claro! Que há casos que extrapolam, mas não podemos tê-los como base é preciso acreditar até o fim, porque tudo é possível para Deus e para aquele que crer.

Às vezes criamos contos assim, nos espelhando na vida de alguém, outras vezes apenas usando a imaginação, mas sempre querendo deixar um recado, um aviso para potenciais candidatos ou vítimas dessas agruras da vida.

Esperamos que todos os leitores deste conto possam ser tocados pelo desejo de nunca permitir que os seus entes possam ser esquecidos ou abandonados sentindo-se solitários e perdidos diante de um “abandono” pela sua própria família. Lembremos que às vezes, muitos jovens, homens e mulheres, assim se sentem, mesmo vivendo embaixo do mesmo teto, porém sem afeto, sem atenção, sem amor e cuidados...

Muitos Mathias no mundo precisando de um olhar e de um carinho; muitos Luíses deverão existir para ser um esteio, um elo separador entre o bem e o mal.

Luciênio Lindoso
Enviado por Luciênio Lindoso em 07/02/2019
Reeditado em 07/02/2019
Código do texto: T6569269
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.