Os Meus primeiros banhos...



O primeiros banhos a gente nunca esquece.

Era exatamente numa bacia como esta da foto, de zinco, em cima de uma mesa que vovó usava para passar roupa que mamãe colocava a bacia e depois de sentir a água na temperatura ideal que ela me colocava. Sempre supervisionada pela vovó ou uma das minhas tias,geralmente tia Gabriela que sendo solteira, morava com a vovó.

Lembro que a hora do banho era uma ocasião especial.

Vovó esquentava um caldeirão de água depois caminha para o banheiro despejava na bacia e com outro balde de água fria ia misturando até chegar Nuno temperatura ideal e logo dizia:

Gileite, pode trazer o "adarto"! (assim vovó e as pessoas lá da roça me chamava trocando as sílabas "au, al" por "ar" assim ficando "adarto"!

O banho era assistido por várias pessoas que ficavam elogiando:

⁃ ... olha que pernas gordas...

⁃ .... veja como ele gosta..

Assim o banho se estendia por vários minutos sob a admiração de vovó, minha tia e mamãe, claro! Mas sempre aparecia alguém mais pá acompanhar o banho.

O local, o banheiro era um local de bom tamanho mas recordo que era meio lúgubre um tanto escuro!

Mas, depois do banho...era cuidadosamente enxuto e perfumado talco e dando aquela sensação deliciosa, de frescor!

Em seguida todos queriam pegar no colo e tentando comunicar com palavras dóceis!

Mas lembro mesmo do tio Laerte que com ousadia, deixando mamãe aflita,pegava me com suas mãos e jogava me acima de sua cabeça! Eu...parecia gostar muito, sorria e soltava me de suas mãos! Assim repetidamente, enquanto eu sorria minha mãe assistia a tudo e implorando que tio Laerte parasse.