SOCIEDADES TECNOLÓGICAS

​Chegamos ao limiar? Não senhores e senhoras, a tecnologia não vai parar de avançar, ela além de uma necessidade , é também um vício. Ao longo da história vimos o quanto o homem lutou para superar as adversidades naturais, e com muito esforço e inteligência superou os obstáculos. Foram importantes essas conquistas? Não restam menor dúvida. Vencemos as barreiras interpostas no meio do caminho. No entanto, chegamos a um ponto que precisamos refletir. É para isso que estamos aqui. Os exageros desses avanços estão por demais nos atingindo. O comportamento social atinge a estabilidade dos indivíduos. Ora, o que vai refletir na sociedade como um todo.

O homem perdeu o rumo no pós-modernismo , e parece que chegou a exaustão. Cabeças pensantes já observaram isso. Mas , senhores e senhoras, isso não é suficiente , vocês sabem muito bem que interesse econômicos pesados estão por trás desse processo todo.

Costumo usar uma metáfora quando trato deste assunto. A tecnologia é como um carro desgovernado que perdeu os freios em que a pista é como um tapete que ajuda ainda mais o carro continuar na sua velocidade. É claro, a pista vai ter um fim, o que vai ser quando terminar , não precisamos ter grande imaginação. Será que estou pregando um pessimismo exagerado? Estou atiçando o apocalipse ? Não, vocês sabem disso muito bem. Estou aqui por incrível que pareça disseminando o óbvio. Porém,o óbvio esse que muita gente ignora.

Uma pergunta que faço a vocês, por que o Japão considerado o país com maior potencial tecnológico do mundo existe um grande número de suicídios? É fácil de responder, porque perderam a referência um com o outro, a relação maias próxima, tem também a questão da competitividade, o sistema capitalista não admite perdedores. Zygmunt Bauman, sociólogo polonês foi o arauto da sociedade líquida que vivemos hoje. "Para esse pensador a sociedade líquida ao contrário do que ocorreu durante o século XX, não pensa a longo prazo, não consegue traduzir seus desejos em projetos de longa duração e de trabalho ".

Tem mais , observem o que dizem os autores aqui. "A própria Microsoft alerta sobre o perigo do exagero que se está se fazendo com o uso da tecnologia. Ela fala especificamente do reconhecimento facial que está sendo aprimorado . A China já anunciou que utilizará isso para dar notas para sua população e isso deixou boa parte do público meio preocupado. Isso porque pode incentivar outros países a adotar uma solução parecida podendo colocar em risco a privacidade das pessoas".

Outra situação levantada diz sobre os jogos eletrônicos. "A Organização Mundial da Saúde incluiu o vicio em jogos eletrônico em sua classificação internacional de doenças. No Brasil, 80% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos usam internet. Desses, 66% acessam a rede mundial de computadores mais de uma vez por dia. Hotman é o criador de algumas das maiores séries animadas do Nickelodeon, como os padrinhos mágicos e Donny Phantom. Ele anunciou que havia deixado a popular rede infantil. Agora, Hartmon está se dedicando na criação de uma nova plataforma de Streaming 24 horas por dia, 7 dias por semana, que não ofenda as famílias e as crianças. Chamada Oaxis. Entertanment, a nova proposta é oferecer um espaço onde as famílias podem ver o conteúdo com segurança, sem serem bombardeadas com temas inapropriados. No seu depoimento, eu estou na industria do entretenimento há 30 anos. Quando eu cresci, o entretenimento familiar era a norma. Você tinha que procurar muito para encontrar algo inapropriado. Segundo ele, os ricos das novas tecnologias como : o smartphone se tornou um portal onde todos os tipos de influências questionáveis podem entrar. O tempo da família quase não existe mais. Ele encerra com esta frase: é irônico que em uma época em todos possam estar instantaneamente conectados , a unidade familiar está mais desconectada do que nunca".

Diante do exposto senhores e senhoras, não tenho mais que acrescentar, e apenas pedir a vocês que entrem nessa campanha em favor de uma vida menos destecnolizada. Principalmente para os nossos jovens, onde em muitos países que não usam regras, critérios, já está afetando também no rendimento da educação. Alerto que estou usando um neologismo na palavra destecnolizar. Muito obrigado pela atenção.

inclemente
Enviado por inclemente em 20/04/2019
Código do texto: T6627808
Classificação de conteúdo: seguro