PERSONALIDADE II - Curso de SECRETÁRIO ESCOLAR

SECRETÁRIO (sempre no masculino?) ESCOLAR.........

1 - Seguiu-se a isto um papel também amarelecido (bonita palavra!) desde outubro/1987, em que colegas da sala de aula anonimamente escreveram COMENTÁRIOS - explicarei em ordem alfabética para facilitar minha transcrição.

Alegre; autêntica; batalhadora; boa companheira; calma; colaboradora; complicada (um pouco); confiável; crítica; culta; curiosa; dedicada; detalhista; enigmática (ela sublinhou, circulou a vermelho, deve ter sido a opinião de que mais gostou por ser melhor definida... ou indefinida?); equilibrada; esforçada; explosiva; franca; insatisfeita; inteligente; liderança; lutadora na vida; organizada; pesquisadora; polivalente; questionadora; realista; rebelde; segura de si; serena; sincera; tímida; verdadeira; versátil.

2 - Sim, porque em papel semelhante havia na letra dela observações adjetivadas sobre as outras pessoas - 1 homem e 17 pessoas mesma data; 2 homens e 18 mulheres na noite seguinte - destes 2, um era o professor, sem adjetivação alguma - será que ele medrou e não quis se expor?!... ----- Sobre si própria, escreveu "Maluca! Palhaça. Realista."

3 - Em 14 perguntas filosóficas, ENTREVISTOU uma colega da sala de aula.

4 - Em seguida, COLETA DE DADOS que ela apresentou a duas pessoas /mãe e filha/ para que opinassem por escrito sobre o relacionamento - o que podia ser melhorado, aspectos positivos e negativos identificados nela, sua "marca", o que gostariam de dizer e não disseram ainda, momentos de divergência e se o fato de conhecê-la intimamente interferiu na apresentação das respostas. ----- Professor leu silenciosamente e devolveu sem falar nada.

5 - Na pasta havia ainda uma APOSTILA de 7 páginas, em linguagem técnica:

a-"A complexidade da personalidade humana, especialmente em suas relações interpessoais, isto é, processo de interação com o ser e o meio", de FELA MOSCOVICI, psicóloga e mestre em psicologia social pela Universidade de Chicago, incluindo "A janela de Johari", idealizada por JOSEPH LUFT e HARRY INGHAM. - b-"Competência interpessoal", da mesma autora. - "Autenticidade e coerência", de CARL ROGERS.

------------------------------

Quem foi a tal MULHER na pracinha que me presenteou com este material precioso? Não importa. Pediu... estou publicando.

-------------------------------

CURSO QUASE - QUALIFICAÇÕES DE SECRETÁRIOS DE ESCOLA

1-Sei lá em que partes deste gigantesco 'paisão' EU tenho leitores? O BRASIL não é apenas, evidentemente, o Viaduto do Chá, o Pão de Açúcar e a Igreja da Pampulha......... // 2-Assim, aqui dicas para o curso de SECRETÁRIO ESCOLAR. // 3-FESP - Fundação Escola do Serviço Público - RJ - Secretaria de Estado de Administração - Programa de Interiorização.

PERÍODO - 3 meses - CONTEÚDOS CURRICULARES e CARGA HORÁRIA - 1-Estrutura, legislação e normas do sistema de ensino (evolução do sistema de ensino no Brasil + história da educação nacional) - 90 horas, 15 dias / 2-Organização da secretaria, protocolo e arquivo - 60 horas 7 dias / 3-Língua portuguesa e redação oficial - 60 horas, 10 dias / 4-Noções de estatística - 20 horas, 4 dias / 5-Ética profissional e psicologia das relações humanas - 20 horas, 4 dias. - ESTÁGIO SUPERVISIONADO - Escolas de ensino fundamental e ensino médio (mínimo de 30 horas) com relatório do desempenho.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 04/05/2019
Código do texto: T6639049
Classificação de conteúdo: seguro