HINO NACIONAL

1----NARRATIVA quase anedótica - Essa estória de alunos serem fotografados ou filmados cantando o hino nacional e repetindo um slogan ditatorial, assunto debatido, criticado, cancelado, me trouxe à lembrança um fato real.

Meio dos anos 80. (Quem governava?) ELA, minha futura AMIGA carioca Geminiana, trabalhava há poucos dias numa escola municipal, função administrativa. Sem perseguição idiota, mas sem marido ou filhos pequenos que a necessitassem em casa nos dias de folga, foi honrosamente /feliz de verdade!/ convidada a participar do ligeiro cerimonial de 19 de novembro, nenhuma exigência especial, manhã de muito sol e calor intenso (tá hoje ligada no pré-verão, 'princesa' MAJU?) - súbito feriado escolar... Mãe idosa, recém curada de violenta gripe (ainda não tempo de vacina preventiva?), a acompanhou no passeio, a poucos bairros de distância. A secretária da escola apareceu com um gravador ou toca-discos velhíssimo, coral não propositalmente identificado, apenas seria complemento musical; ouviu-se um som 'raspado', semelhante a Sete Gatinhos (com licença do dramaturgo NELSON RODRIGUES, peça homônima que completou 60 anos em 2017) famintos. O alunado, por acaso também 7 elementos entre meninos e meninas, padronizado uniforme branco e azul marinho, luvas brancas na cintura, ares respeitosos, posicionou-se em Pelotão da Bandeira - menina executando o hasteamento e todos "começaram" (de fato?) a cantar o hino nacional. "Cantaram"?! Muro baixinho, pouca assistência curiosa na calçada, talvez dez pessoas familiares, recusa ao convite para entrar. Secretária falou que era um dos símbolos nacionais /bandeira-armas-selo-hino/... foi servida a merenda (canjica branca, aquela do grãozinho inteiro!)... todos para casa. ----- No ônibus, a senhora comentou: "A gripe me deixou temporariamente surda. Não escutei o coral dos alunos, somente o chiado da gravação." Comentário da filha: "Mexeram com a boca, a letra é difícil. Uns sabem, outros não... Missão cumprida!"

versus (oposição)

2---CIVISMO a sério - Hino Nacional Brasileiro, melodia de FRANCISCO MANUEL DA SILVA, letra de JOAQUIM OSÓRIO DUQUE ESTRADA. ----- Muita 'estrada' percorrida... Até a independência, o hino português (quem conhece?) era... o hino "brasileiro". (O Hino de Independência - "Já podeis da pátria filhos......... /popularmente transfigurado irreverente em "Japonês tem quatro filhos"........./ foi composto por D. Pedro I e Evaristo da Veiga, 'diz-se' que desde 1821.) Anunciada a volta do imperador para Portugal em 1831 /1822, missão cumprida!/, o músico Francisco apresentou a melodia que permaneceu extra-calendário, ou seja, ainda conhecida hoje. Várias letras foram criadas e após a Proclamação da República houve até um concurso para escolher um novo hino, finalmente aparecendo, em 1909, a letra de Osório.

Alguns significados de versos que falam da Independência, das belezas naturais e da bandeira:

Em ordem direta - "As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico........." - esses versos falam sobre a Proclamação da Independência do Brasil, grito de D. Pedro I às margens do sossegado riacho que teriam ouvido o famoso grito "INDEPENDÊNCIA OU MORTE!" que tornou o país livre de Portugal, o sol da liberdade no céu do Brasil. / "Ó Brasil, que é florão da América, fulguras iluminado ao sol do Novo Mundo, deitado eternamente em berço esplêndido ao som do mar e à luz do céu profundo........." - situado numa região de muita beleza, o Brasil possui uma costa muito grande, céu de bastante luminosidade e é um dos principais países da América, o Novo Mundo, destacando-se como um enfeite em forma de flor. / "Brasil, que o lábaro estrelado que tu ostentas seja símbolo de amor eterno........." - o desejo que a bandeira nacional represente o amor dos brasileiros por sua pátria: verde e amarelo simbolizam as grandes conquistas, fruto das lutas e das revoluções do passado.

--------------------------

PROCUREM conhecer (e comprar!) o livro "Ouviram do Ipiranga", de MARCELO DUARTE - inspiração durante a Copa do Mundo de 1998: batuta mágica que teria pertencido a Francisco, explicações detalhadas sobre a letra e biografias dos envolvidos na estória histórica.

NOTAS DO AUTOR:

1-Desde setembro/2009, cantam semanalmente nas escolas de ensino fundamental e médio, lei do Senado. Letra bonita e artística, sim, mas ordem indireta e de difícil compreensão vocabular, gerando "certas" degenerações. Censura ao mau cantador - "...do que a terra mais garrida" / jamais "margarida" ou "mais barriga".

2-Há países onde o hino nacional é praticamente desconhecido pela massa popular ou a letra não é uma justa exaltação patriótica (pesquise, caro leitor). Cantamos aqui, ou mal ou bem, em festas oficiais e na abertura de torneios esportivos.........

3-CANJICA - Origem africana, metamorfose de "kanzika", significa papa grossa de milho cozido - idioma quicongo, falado no Congo e em Angola. Patrimônio da cozinha brasileira, não importa a origem. Em linguagem popular: "O que seria do amarelo se todos gostassem do azul?" Viva a nossa diversidade!

FONTE:

"Ô, letrinha complicada" - Rio, suplemento Bloguinho, jornal O GLOBO, 29/08/09.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 18/05/2019
Código do texto: T6650163
Classificação de conteúdo: seguro