Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Entre Tulipas e Orvalho (BVIW)


Ao folhear um livro de poesias, de Gabriela Mistral (nascida no Chile), Elizabeth leu com mais atenção às poesias com os títulos: “Portas”, “Orvalho” e “Embalando”. Gabriela recebeu o Premio Nobel, em 1945. A poesia a começar pelos títulos tem esse encantador poder da magia, de levar o leitor a imaginar as cenas, sensações e de certa forma, viajar em cada verso.

Por exemplo, a palavra portas tem em seus diversos significados  e imagens, que dependendo da leitura de mundo de cada um, referem-se à liberdade, solidão, e ainda a inevitável passagem do tempo... se uma porta antiga de madeira ou de ferro for observada na rua, ou estiver pintada em uma tela. A poesia dialoga com o olhar e pensamento do leitor é uma “mágica” ao alcance das mãos.

Sobre à palavra orvalho  envolve e delineia em suas delicadas gotas transparentes, a lembrança dos amanheceres passados, das flores e campos cobertos de tênues brilhos à espera do sol, atemporal e poético orvalho.

Quanto à Elizabeth, ela continuou à leitura do livro, e deixou-se levar pela beleza e bem-vindo voo - devaneio - inspirado pela poesia... E antes de fechar o livro, tocou com carinho às pétalas de tulipas vermelhas, agora já esmaecidas, que deixou entre algumas páginas.

***
http://www.antoniomiranda.com.br/Iberoamerica/chile/gabriela_mistral.html
Vanice Zimerman IWA
Enviado por Vanice Zimerman IWA em 04/06/2019
Reeditado em 05/06/2019
Código do texto: T6664737
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
Vanice Zimerman IWA
Curitiba - Paraná - Brasil, 57 anos
4558 textos (126442 leituras)
58 áudios (2214 audições)
1 e-livros (44 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/01/20 06:40)
Vanice Zimerman IWA