Rendas em tons de lilás (BVIW)

É madrugada de uma fria, mas aconchegante noite outonal. A sala da antiga biblioteca é observada com atenção, pelo olhar de uma senhora que faz parte de uma linda tela com moldura dourada que está pendurada, próxima à janela.

Dona Filosofia é seu nome, ela usa um vestido longo com rendas em tons de lilás, e seus cabelos castanhos descansam em um trabalhado coque, enquanto algumas mechas mais claras deslizam e acariciam seu enigmático rosto. Aos poucos, ela desprende-se das tramas de algodão e deixa a imobilidade das tintas e ganha vida, devagar, caminha entre as mesas, coloca algumas cadeiras no lugar e pega um dos livros deixados fora da estante, a mesa de mogno lembra um palco, onde as páginas dos livros interpretam personagens envoltos em imagens, em sonhos...

Quanto ao livro que segura em das mãos é do Filósofo Immanuel Kant, e se emociona ao reler uma de suas citações: “Mesmo a mulher mais sincera esconde algum segredo no fundo do seu coração.“

Há encantos e mistérios contidos em cada lágrima que desenha sorrisos, rabiscando vidas em telas, em cenas reais... Ao ser tocada, com os primeiros e ainda, tímidos raios de sol, Filosofia esmaece em rendas de poesias e, em silêncio retorna a sua tela.