Certa feita, uma jovem que não tinha muita sorte no amor resolveu usar os recursos advindos da tecnologia para questionar ao santo casamenteiro o por quê de não ter encontrado o seu par perfeito.

Na hora e dia da audiência estava Santo Antônio com suas vestes escuras, uma criança nos braços e com alguns pães, com os quais andava de um lado para o outro. Antes mesmo de cumprimentá-lo soltou ela: mas o senhor não é o casamenteiro?
O santo respondeu:

- É, na verdade eu sou o protetor da fartura, do alimento do corpo e como os boatos correram rápido demais, acabaram me presenteando também com o alimento da alma.

- Então o senhor não é o santo casamenteiro?

- É, sou. Mas não foi uma escolha, foi aclamação.

- E esta criança? Aqui na terra dizem que o senhor é pai solteiro? Desculpa a intromissão, mas...

- É, na terra as pessoas adoram criar uma história e o pior aumentam pontos em cada conto... Mas, o que te fez vir até aqui?

- É que queria tirar umas dúvidas sobre o que tenho feito aqui na terra para arrumar um pretendente, mas ando sem sorte.

- Diga minha filha, sou todo ouvidos...

- É que já te coloquei de cabeça pra baixo, já te amarrei no pé da mesa, já mergulhei sua cabeça num vaso com água , já comi coração de banana e já te joguei da janela, e nada...

- Oh minha filha, é que a lei da sobrevivência nos faz aprender algumas coisas. Sobre colocar de cabeça pra baixo, depois de perder a razão por tantas vezes, aprendi a plantar bananeira; sobre ser amarrado ao pé da mesa, depois de me especializar em yoga, não mais entro em pânico; sobre colocar a cabeça na água, aprendi a mergulhar e ficar submerso por horas; sobre o coração da banana, duro demais, acabei excluindo-o dos instrumentos; e por fim, depois de me esfolar tanto, fiz curso de queda livre. Terminou o padroeiro fazendo uma dancinha da vitória, uma espécie de “sarrada santa”.

- E o que faço então pra conseguir me casar?

- Dá uma chance pra Rita, ela cuida do impossível ou Expedito, se for urgente; ou ainda José Operário, se der trabalho.

- Já entendi porque anda fora de moda... Santo casamenteiro, ok! E o que vai fazer?

- Aposentadoria compulsória. Aproveitar para visitar os amigos, dá um auxílio para os mais idosos junto com Bento, correr atrás de crianças pra ajudar o Cosme e o Damião, pular fogueiras no aniversário do João e dançar quadrilha com o Pedro. Uma esticadinha e já visitaria a prima Iemanjá no litoral. Tenho bastante planos.

- Cada uma...

E a conexão caiu.
Mônica Cordeiro
Enviado por Mônica Cordeiro em 12/06/2019
Reeditado em 13/06/2019
Código do texto: T6671521
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.