Era um tempo mais ameno

O homem pretendia dar uma volta no bairro, fazer uma pequena caminhada, sentar num banco da praça e ficar assuntando a maçaranduba do tempo ouvir as pessoas conversando, desopilar, mas amanheceu com as costas doendo muito e, ainda por cima,estava chovendo demais. O jeito foi ficar sentadinho na cadeira de balanço, com o rádio ligado bem baixinho para não incomodar os outros que ainda estavam dormindo. Mas o som do rádio entrava por um ouvido dele e saía pelo outro, ele pensava mesmo era no passado, divagava, buscava o cascatear de lembranças... E nao havia ordem e nem método nesse exercício solitário de recompor o passado.

De repente lembrou do tempo em que os concursos de Miss Brasil empolgavam todo o país. Lembrou que Marta Rocha, o violão baiano, tornou-se um mito talvez ainda ainda maior que Kennedy e Fidel Castro. Ela havia perdido o título de Miss Universo por causa de duas polegadas nao sabia se a mais ou a menos, nas coxas(ou teria sdo no bumbum?) Ela foi cantada (no bom sentido) em verso e em prosa e, glória maior, suas fotografias enfeitaram borracharias, oficinas, barbearas, bares, botecos e as careiras dos adolescentes, vestida nao no traje típico mas com o célebre maiô catalina.

Lembrou-se das bebidas da época: cerveja , Rum Merino e Bacardi, vodka. Gin, Conhaque Castelo (a ressaca era de lascar ocano) e as cachaças (principalmente Pitu e Serra Grande). Refrigerantes: Coca-Cola, Guaraná Caçula, Grapete, Cliper, Crush e Fratelli Vita. Mas se bebia também muito licor, batida e toda sorte de misturas. Um amigo seu que tinha amizade numa farmácia tomava porres até de Vinho Reconstituinte Silva Araújo (a caganeira era certa).

Lembrou as marcas da época: Super Filt, Doce Peixe, Elixir Sanativo, GE, Rádio Philips, Telefunken, Ullard e ABC. Brilhantinas Royal Briar, Williams, Promesa e Glostora. Ternos de Diagonal da Torre, camisas banlon, óculos Ray Ban, sias plissadas, vestidos de organdi, de tule ede seda, saltos altos (muitas musas colocavam ban aid no calcanhar). Remédios, Urudonal. Pílulas de Vida do Dr, Ross (entravam pela boca e saíam por onde podiam), Cafiaspirina, Melhoral (é gostoso e não faz mal), pastas Kolynos, Levr (a taminha era usada como bola no jogo de botões) e Colipe, lâminas Gilette Teck e Futebol. E tantas outras marcas, inclusive o tradicional Gumex que deixava o cabelo duro que so a gota serena e um remedio que tinha no rótulo um sujeito carregando um peixe nas costase tinha um gosto horrível.

Lembrou ainda muita coisa, mmas o que achava mais importante era que era um tempo mais ameno e, portanto, mais feliz. A chuva passou, animou-se até a dor nas costas passou. Iria dar a sua caminhada com os passos lentos mas a alma alegre e de astral alto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/06/2019
Código do texto: T6671753
Classificação de conteúdo: seguro