A EDNA

NÃO A CONHECI PESSOALMENTE, MAS NO DECORRER DESSAS DÉCADAS SEMPRE ME LEMBRO DE VOCÊ. ACHO QUE SOU A ÚNICA PESSOA QUE AINDA LEMBRA DE VOCÊ E DA SUA HISTÓRIA. JAMAIS A ESQUECI OU A ESQUECEREI, SEMPRE ME PEGO A PENSANDO EM VOCÊ.

ENGRAÇADO, MINHAS LEMBRANÇAS SÃO EM PRETO E BRANCO, FEITO AQUELA FOTO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE TÃO COMUM NAQUELA ÉPOCA. EU CONHECI VOCÊ DE BOCA E PELA FOTOGRAFIA. QUANDO RELEMBRO DAS PESSOAS FALANDO DE VOCÊ ELAS ESTÃO EM PRETO E BRANCO, MAS EU ESTOU COLORIDA, COM MEU VESTIDINHO DE CRIANÇA.

FALAVAM EM VOCÊ À MEIA BOCA. ERA UM ASSUNTO TABU. E EU NA MINHA MENINICE OUVIA AS PESSOAS ADULTAS FALAREM DE VOCÊ, ACHANDO QUE EU ESTAVA ALHEIA À CONVERSA DELAS. E ELAS TECIAM TANTAS CONJECTURAS. E EU FICAVA IMAGINANDO VOCÊ, SEUS CABELOS LISOS, SUA CARA TÃO LINDA ALI NAQUELA FOTO 3 X 4.

SÓ SEI QUE VOCÊ SE CHAMAVA EDNA, QUE VIVIA COM O SEU PAI E UM IRMÃO - SE NÃO ME FALHA A MEMÓRIA. O QUE LEMBRO BEM É QUE SUA MÃE JÁ HAVIA MORRIDO E QUE VOCÊ TINHA APENAS 17 ANOS. VOCÊS MORAVAM NA CHÁCARA FLORA, PERTO DE UMA INDÚSTRIA DE REMÉDIOS, A "BERLIMED", LÁ EM SANTO AMARO, NA CIDADE DE SÃO PAULO. MORAVAM PERTO DA CASA DA MINHA TIA SHIRLEY, VOCÊ ERA AMIGA DA MINHA PRIMA ZEZÉ E DAS MOCINHAS DO BAIRRO, NAQUELES DOURADOS ANOS 70.

CADA UMA DAQUELAS PESSOAS QUERIA SABER O MOTIVO DE VOCÊ TER FEITO AQUILO. AS OPINIÕES ERAM AS MAIS DIVERSAS. NINGUÉM NUNCA SOUBE AO CERTO. VOCÊ LEVOU CONSIGO TODAS AS RESPOSTAS.

TÃO LINDA, TÃO MEIGA, TÃO ESPECIAL DIZIAM SUAS AMIGAS À SUAS MÃES E VIZINHAS. E EU ESCUTAVA TUDO E FICAVA IMAGINANDO. SÓ QUE EU NÃO ENTENDIA MUITO BEM, ERA UMA CRIANÇA DE SEIS ANOS E NUNCA HAVIA VISTO E MUITO MENOS SABIA QUE ALGUÉM PUDESSE FAZER ISSO CONSIGO MESMO. FOI POR SUA CAUSA QUE EU SOUBE O QUE ERA ESSE ATO.

TUDO QUE SEI É QUE VOCÊ SE MATOU NA FLOR DA JUVENTUDE EM 1971. E EU SENTI TANTO, TANTO QUE ATÉ HOJE ME LEMBRO DE VOCÊ, PASSADOS QUASE MEIO SÉCULO. DIZIAM QUE VOCÊ ESTAVA GRÁVIDA, OUTROS DIZIAM QUE HAVIA PERDIDO A VIRGINDADE E ESTAVA COM MEDO DO PAI E DO NAMORADO NÃO QUERER CASAR. NÃO SEI...NINGUÉM SABE... VOCÊ NÃO SE DESPEDIU DE NINGUÉM, NÃO DEIXOU NADA ESCRITO. APENAS ENGOLIU UMA GRANDE QUANTIDADE DE COMPRIMIDOS ENQUANTO SEU PAI ESTAVA NO TRABALHO. QUANDO ELE CHEGOU À SUA CASA DEPAROU-SE COM VOCÊ CAIDA NO CHÃO. E ELE A LEVOU AO HOSPITAL, PORÉM NADA MAIS PODERIA SER FEITO.

NÃO LEMBRO MAIS DE NADA. NEM EM SÃO PAULO EU MORAVA, HAVIA IDO A PASSEIO COM MINHA MÃE E MEU IRMÃO DE 3 ANOS. SÓ ME RECORDO DO SEU NOME, DE VOCÊ NA FOTO, DA SUA TRISTE HISTÓRIA E DA SUA JUVENTUDE INTERROMPIDA. SEI APENAS SEU PRIMEIRO NOME, EDNA. NÃO CONHECI NINGUÉM DA SUA FAMÍLIA. MAS TEM UMA COISA QUE FICOU EM MIM: VOCÊ. ATÉ HOJE LEMBRO-ME DE VOCÊ, DA SUA CURTA VIDA E DA PRIMEIRA VEZ QUE OUVI A PALAVRA SUICÍDIO.

LEMBRO DE VOCÊ COM MUITA TRISTEZA, COM MUITO AMOR E NOSTALGIA, POBRE E DOCE MENINA. SINTO SUA DOÇURA, SUA TRISTEZA. VEJO SEU OLHAR... É COMO SE VOCÊ FIZESSE PARTE DA MINHA VIDA, DA MINHA HISTÓRIA. E FEZ, E É. VOCÊ É UM ANJO BOM E EU ENTREGO VOCÊ A DEUS.

QUEM SABE SE UM DIA NÃO NOS ENCONTRAREMOS? QUEM SABE VOCÊ NÃO FEZ PARTE DO MEU PASSADO PERDIDO NAS NOITES EMPOEIRADAS E FRIAS DO TEMPO, NÃO É EDNA? SÃO TANTAS VIDAS. SOMOS ESPÍRITOS VIVENDO EXPERIÊNCIAS NO CARNE

Carla Neumann
Enviado por Carla Neumann em 17/06/2019
Reeditado em 17/06/2019
Código do texto: T6674818
Classificação de conteúdo: seguro