A Teoria da Evolução

Senhor Antônio, calado com as suas reflexões do dia, lavando a louça do jantar, enquanto a sua esposa as enxugava, sem qualquer chance foi inquirido por seu filho empolgado com o primeiro semestre do segundo ano de Administração:

- Pai o que o senhor sabe sobre a Teoria da Evolução, de Charles Darwin?!... E começou a rir.

Enquanto o seu pai pensava na resposta, a mãe ponderou:

- Jorge que conversa é essa agora?!... Você sabe que o seu pai, não chegou até a Universidade.

No entanto o rapaz em tom de brincadeira explicou:

- Não mãe, não estou querendo esnobar, mas só gostaria de sabe se ele sabe, da origem das espécies, que acabou com o mito da intervenção divina na vida do homem. Visto que ele tem resposta para tudo, né.

Ai o pai, terminou de ajudar a sua esposa, puxou um banco e rindo a acalmou dizendo ao filho também se sentar, que na opinião dele seguia uma história. E assim, aquele preto velho começou a falar enquanto os demais o escutavam:

- Conheci um rapaz, que andava por esses lados. Pedia alí, pedia aqui; dormia nas paradas e vez por outras o encontrava em feiras.

O rapaz, então interrogou o pai:

- Mas onde está a explicação do assunto que lhe mostrei?

E sua mãe ansiosa falou:

- Meu filho espere ao menos ele terminar.

E o aquele velho continuou:

- O fato é que aquele, rapaz, que era mendigo, pensando em sua própria existência de tanto viver a necessidade, a miséria do mundo e a discriminação resolveu caminhar. E seguiu passo a passo, dos segundos aos minutos, dos minutos as horas, o que tu chamas de evolução.

Por muito andar nas feiras, ele conheceu um vendedor de bananas, que lhe ofereceu trabalho e ele aceitou. Do dinheiro das vendas de bananas, ele alugou um quarto e lá fez amizade com o dono, que era pedreiro.

Assim, começou a fazer alguns reparos no imóvel, em conjunto com o dono.

Foi ai, que se tornou auxiliar de pedreiro durante o dia e vendedor de bananas nos sábados, domingos e feriados.

Já fazia suas refeições, já tinha umas roupinhas, um sapato e até um perfume.

Tempos mais tarde ele começou a construir sozinho, casas, muros, assentar pisos e tantos outros processos inerentes aquela profissão.

Mais uns momentos e ele conheceu outro rapaz, vindo do Maranhão, que se tornou seu ajudante, mas queria estudar e aos poucos os dois formaram uma dupla de estudos.

Eles trabalhavam de dia construindo casas e aos finais de semana apenas o filho do Maranhão vendia bananas. Até que esse, ex-mendigo influenciado a estudar pelo amigo fez prova de massa e conquistou a aprovação e no ano seguinte fazendo cursinho gratuito conheceu Isaura, que o fez conhecer uma religião e aprender sobre Deus.

Passado mais um ano e ele, começou a trabalhar como mestre de obras, que ensinou muitos engenheiros teóricos a tornarem-se doutor.

Cansado de muitas coisas e agora mais maduro sentiu a necessidade de se casar. Com o dinheiro que guardara, no quartinho que morava com o amigo, fez uma mesa, convidou o senhor dono da banca de bananas, convidou a família do residencial que morava, seu amigo, o pastor e casou-se com Isaura seu amor.

E antes de terminar, seu filho agoniado pergunta:

- Pai é uma historia bonita, mas onde tem haver os questionamentos, que eu fiz ao senhor.

E o pai segue finalizando:

- Hoje envelhecido presto conta do vivido pro meu filho querido, que pensa ser agora o professor.

E continuou:

- Você pode até ter as teorias, mas a sabedoria de viver, meu caro filho é de Deus, pois se responde algumas perguntas, mas não se explicam as teorias. Esse Darwin tem os seus conhecimentos, no entanto não há como um homem definir os mistérios do universo, com uma só resposta. Então meu filho olhe a natureza e reflita muito, antes de crer, numa evolução e reconsidere sair por ai a dizer, que Deus é um mito.